sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Semana Bíblica Paroquial


  Os primeiros cristãos tinham grande veneração pela Bíblia, eles copiavam textos inteiros da Escritura e traziam consigo, quando morriam estes textos eram depositados junto a seu coração. Em muitas casas a Bíblia ficava em lugar de destaque perto da porta e seus moradores ao sair ou quando chegavam beijavam a Escritura. Hoje ela até está num lugar de destaque em nossas casas, mas para ser enfeite e pegar pó, quase nunca a lemos.

Nas disposições destaca-se também o espírito de humildade, sem esta atitude não é possível receber de Deus seus ensinamentos. “Eu te louvo ó Pai, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos” (Mt 11:25). Sem um coração disponível a Palavra é como se a semente fosse lançada em terreno infértil.

Uma última atitude é ler a Escritura com espírito de oração. Não adianta começar a leitura no livro do Gênesis e correndo terminar no Apocalipse.
 
É preciso tempo, meditação, oração. Dialogar com a Palavra. Para a leitura da Escritura apresenta-se muitos roteiros e métodos. A Igreja tem destacado a Lectio Divina (Leitura orante da Sagrada Escritura). Por este método entramos em contato com o texto e o texto entra na nossa realidade, é uma Palavra viva. Pela Lectio Divina vemos que Deus toca nossa realidade com seu amor.

Vamos nos apropriar deste tesouro que temos ao nosso alcance. A Bíblia é a Palavra de Deus, sua vontade e seu querer. A nossa relação com a Palavra de Deus é como um Matrimônio por toda vida! “É esta a parte que escolhi por minha herança observar vossas palavras, ó Senhor” (Sl 118:57).

                                                    
Pe. Cristiano Aparecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.