sábado, 29 de setembro de 2012

Nossa Padroeira

Santa Teresinha e a Eucaristia

 
 
Ir. Maria Angélica de Jesus Hóstia, OCD Monja Carmelita Descalça - Recife- PE



 “Ah! Como foi doce o primeiro beijo de Jesus à minha alma”...
Assim Teresa narra o “belo dia entre os dias”, sua primeira comunhão. O beijo místico de Jesus...
Ela continua: “Foi um beijo de amor, sentia-me amada e dizia também amo-vos, dou-me a Vós para sempre...
 
Momento profundo, marcante para seu coração de criança que se sente inundado pela presença de Jesus.
“Naquele dia não era mais um olhar, mas uma fusão, não eram mais dois, Teresa havia sumido como gota d’água que se perde no oceano”...
 
 Seu coração desejava ardentemente receber Jesus e ainda sem idade para a recepção deste Sacramento ela ansiava por ele. Vendo sua irmã Celina, quatro anos mais velha, se preparar para o receber escutava atentamente as instruções dadas a ela pela sua irmã Paulina. “Uma noite- conta-nos teresa – vos ouvi dizer que, a partir da primeira comunhão era preciso começar uma vida nova. Resolvi logo que eu não esperaria, começaria ao mesmo tempo que Celina”...
 
 Pois para Teresa, receber Jesus é estabelecer com Ele relação de amor, de entrega e de confiança.
Nas procissões do Santíssimo Sacramento gostava de jogar flores sob os passos de Jesus...“lançava-as o mais alto que podia e não ficava muito feliz senão quando via minhas rosas desfolhadas tocarem o Ostensório sagrado”...

O simbolismo da rosa que se desfolha é para Teresa um tema muito caro, mais tarde, consumida pelo amor e em sua enfermidade ela escreve a poesia “Rosa desfolhada”. Num ato de puro amor a rosa- Teresinha- se desfolha aos pés de Jesus menino para somente causar-lhe prazer...

“ Por Ti devo morrer, beleza eterna e viva
que sorte de ouro!
Desfolhando-me dou prova definitiva
Que és o meu tesouro!...

O gesto da criança que se encanta ao desfolhar suas flores a Jesus Hóstia, agora se concretiza na Carmelita que se consome e morre por amor 


Fonte: ComShalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.