terça-feira, 28 de outubro de 2014

FINADOS

Em cada Eucaristia, rezamos por aqueles que morreram com o sinal da fé. Porém, uma data especial é dedicada no calendário para a lembrança de todos os irmãos da chamada Igreja Padecente: 2 de novembro. 
Foram os monges beneditinos da Abadia de Cluny, na Franca que, no ano de 998, com o Santo Odilon, começaram a realizar internamente, em seu mosteiro, uma celebração por todos os fiéis defuntos No ano de 1311, Roma a sancionou oficialmente para toda a Igreja. 

Nesse dia, peçamos especialmente pêlos irmãos que estão em seu momento de purificação final para poderem comparecer na presença de Deus - purgatório. Qual seria, porém, o sentido de se rezar pêlos mortos? 

É muito simples: a amizade que temos pelas pessoas que amamos não se encerra com a morte destas. 

Ao contrário, os laços ampliam-se após sua partida, pois agora elas estão junto a Deus, num outro plano, livres das barreiras inerentes à matéria. Portanto, neste dia, rogamos aos finados e eles intercedem por nós junto a Deus.

O apóstolo Paulo assim diz: "ele será salvo por meio do fogo", querendo se referir à possibilidade de uma purificação após a morte (cf. 1 Cor 3,15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.