terça-feira, 10 de setembro de 2013

Meditar a Palavra do Senhor


Retiro com os Catequistas


No dia 07 de setembro, nós catequistas da Paróquia aconteceu o retiro espiritual para catequistas em Arujá-SP, cujo foco principal, além da espiritualidade, foi a motivação de ser catequista e a Iniciação à Vida Cristã. O retiro foi conduzido pelo Pe. Paulo Gil (Coordenador da Animação-Bíblico Catequética Regional Sul 1 - São Paulo). Foi um dia agradável e descontraído onde reinou a harmonia, a oração e o silêncio que tanto se faz necessário na vida do cristão e, de modo particular, na vida do (a) catequista que tem uma missão tão sublime dentro da Igreja.

Neste retiro os 25 catequistas refletiram sobre a Iniciação à Vida Cristã, que não é uma obrigação, mas um processo de mergulho na experiência de fé e que exige discernimento, formação, entrega e a força do Espírito Santo. São passos que damos para encontrar Jesus Cisto. A catequese usa uma linguagem humana para falar e entender da linguagem de Fé.

Também fizemos um exercício de avaliação da caminhada. Às vezes estamos tão preocupados com a chegada, com a meta, que nos esquecemos de ver a beleza do caminho e não notamos os frutos que crescem à nossa volta. O (a) catequista no processo de Iniciação faz acontecer a alegria que já traz em seu íntimo; fala d’Aquele que já faz parte de sua vida em todos os aspectos e assim como João Batista, deve apontar para o Cordeiro, aquele que tira o pecado do mundo (Cf. Jo 1,29).

Ser catequista é também fazer crescer no catequizando o desejo de conhecer e querer estar com Jesus Cristo, de saber onde Ele mora e poder escutar a sua resposta: ‘Venham e vocês verão’. Então eles foram, viram e permaneceram com ele naquele mesmo dia (Cf. Jo 1,39). Inspirados nesta passagem do Evangelho, queremos que nossas crianças, jovens e adultos, venham, vejam e permaneçam com Jesus.

Nossos agradecimentos do sítio que tão gentilmente nos acolheu e nos ajudou naquilo que foi preciso. Nossas orações a ela e a sua família.

Pastoral da Catequese
 
 






 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.