domingo, 28 de outubro de 2012

Tédio

 É espantoso  que os adolescentes possam ficar entediados no mundo de hoje. A cultura em que vivem é muito mais estimulante que a vivida pela geração anterior.

Enquanto crescemos em ruas estreitas, brinquedos e armazéns, os adolescentes de hoje crescem com shoppings centers com enormes lojas de brinquedos e supermercados abarrotados das mais variadas marcas e produtos.

Enquanto a televisão oferecia poucos programas para a nossa idade, em pequenos televisores preto e branco, hoje, pode-se assistir a um programa especial para jovens, MTV e outros canais a cabo. E, com tudo isso, muito jovem ainda fica entediado. O tédio pode levar o adolescente a um comportamento nocivo e autodestrutivo.

Então porque os jovens se sentem aborrecidos?

Primeiro, quando alguém cresce num mundo tão excitante está propenso a desenvolver a expectativa de que precisa estar sempre num ritmo acelerado e quando se sente entediado, existe algum problema e precisa fazer algo para que sua vida volte a ser excitante.

Segundo, quando uma pessoa experimenta um nível de excitação muito grande, seu limiar tende a ser cada vez mais alto, mas rápido, mais brilhante, mais barulhento para excitá-los. Um exemplo disso é a evolução das montanhas russas, que cada dia tem que ser mais alta e dos esportes radicais para mexer com a adrenalina dos jovens.

Uma vez compreendida essa tendência não é difícil entender porque as drogas exercem tanta atracai sobre a geração que cresce acelerada. O tédio faz parte da vida e isto deve ser mostrado aos jovens! Mas também tem que ser mostrado que podemos descobrir a alegria e o prazer na quietude, no silêncio, na oração e no encontro com Deus.


Maria Inez de Andrade Aires
Psicóloga      


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.