quinta-feira, 4 de outubro de 2012

São Francisco de Assis


Hoje é o dia de Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido como São Francisco de Assis. Um discípulo do Senhor cuja alma missionária revolucinou e revoluciona vidas até hoje. São Franciso veio de uma familia rica, e podia ser e fazer o que quisesse. Dentre as inúmeras possibilidades que sua condição social lhe dava Giovanni escolhe a mais nobre, a mais bela. Ele escolheu doar sua vida ao Senhor e aos necessitados, trabalhando com amor e por amor.

É interessante saber que nem sempre São Franciso foi assim, ocorreu um milagre de transformação em sua vida: ele era um jovem aventureiro que amava festas e diversões, movido pela vontade de se tornar herói foi para Guerra como cavaleiro, onde caiu doente e teve então sua vida tocada pelo Senhor. Após isso ele abdicou de todas as suas riquezas, se convertou e começou uma nova vida em estado de oração e solidão, para após esse período sair em missão pela Paz em diversos lugares do mundo.

Ele seguia o evangelho a risca, e pregava para que todos o fizessem também. Ele dedicou grande parte do seu tempo a cuidar daqueles que chamava carinhosamente de irmãos, o povo pobre com quem buscou conviver, dando-lhes alimento para a alma e os ajudando a resolver os problemas que os impedia de ter o pão diário.

Que a exemplo de São Francisco, nós possamos ser “Luz para o mundo”, e nos doar com humildade, especialmente neste mês missionário!

Palavras de São Francisco aos Jovens

Jovem Amigo

Eu não te conheço. Não sei de tua vida. Teus amores. Tuas desilusões. Tristezas. Alegrias. Teus sonhos. Teus encantos. Teus desencantos. Não conheço tua história. Teu caminho.

Posso imaginar que és um derrotado, acobardado, vencido pela vida. Sentado à beira do caminho à espera distraidamente, da dama felicidade – que jamais virá.

Posso imaginar que és um lutador, um vencedor… Alguém que deseja o infinito repouse em seus braços. Esperança no olhar, Sorriso nos lábios, Alegria no coração, Vigor nos teus músculos. O passado te impulsionou. O futuro te sorri. O presente tu o vives plenamente.

Jovem, não importa quem foste, por onde andaste, quem és e onde estás. Uma vitória pode ser o principiar de uma derrota e uma derrota pode ser o início de uma vitória.

Eu fui um derrotado por longo tempo. Fui perdedor. A doença me prostou. Entrei em mim mesmo. Encontrei-me n’Ele. Decidi ser só de Cristo. Todo d’Ele. Tornei-me ganhador. Minha vida tomou novo rumo, novo sentido, novo vigor. Nunca é tarde para começar. Nunca é tempo de desanimar. Na vida nunca é tarde para ser feliz fazendo felizes os outros. És tu quem decide de tua felicidade. Se tu não agires, ninguém agirá por ti. Não esqueças que eu também venci. Mais isso não foi fácil. Venci apesar disso.

Não importa o que tu foste, importa o que decides e procuras ser. Não percas tempo, enquanto é tempo.

Um grande abraço de teu amigo que fica torcendo por ti.

Francisco de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.