terça-feira, 23 de outubro de 2012

Palavra do Cidadão

Não basta ter ficha limpa, é preciso deixar a cidade limpa!


Constantemente reclamamos da poluição causada por fábricas, veículos e outros meios poluentes do ar; também nos sentimos inquietos com a grande poluição sonora, com tanto barulho que somos obrigados a ouvir diariamente; mas também, nesses últimos dias, não podemos fechar os nossos olhos para outro tipo de poluição presente em nossa cidade, mas que invade todos os cantos, sobretudo, nesse tempo de eleição: a poluição visual causada por candidatos que extrapolam em suas propagandas políticas causando, muitas vezes, o mal estar da população.

Durante o período de propaganda eleitoral constatamos o quanto nossas ruas ficaram mais poluídas pelas divulgações de candidatos com seus painéis, placas, cartazes e os famosos “santinhos” para a distribuição aos cidadãos.

Mas, infelizmente, no dia em vamos exercer os o nosso dever de cidadãos e contribuir democraticamente na escolha de novos representantes políticos para nossa cidade, lamentamos a triste falta de respeito que muitos candidatos têm para conosco, com o município e com o meio ambiente. Logo pela manhã do dia da eleição deparamos com a tamanha imundície de papéis e propagandas políticas espalhadas pelos bairros de nossa Guarulhos.

É uma pena que muitos de nossos candidatos não tiveram a consciência do perigo em que colocaram aos eleitores que andavam pelas ruas correndo o risco de serem vítimas de acidentes (escorregar) provocados pelo excesso de papéis no chão. É assim que querem o nosso bem?

Boca de urna no dia da eleição é crime e, vimos bem o que estava acontecendo! Poluir as ruas também deveria ser considerado um crime ecológico e, claro a máxima falta de respeito pelo cidadão. Se durante todo o tempo permitido para a realização das propagandas os candidatos não foram capazes de apresentar uma proposta de trabalho para que convencesse os eleitores, não é apenas em um dia que irão conseguir por meio de seus “santinhos”. Na verdade, neste dia conhecemos quem são aqueles que não tem respeito por nós.

Porém, é uma pena que muitos de nós cidadãos, ainda mais cristãos, acabamos nos deixando levar por determinadas falcatruas políticas ou, até mesmo, não nos interessamos por saber quem são e quais são as propostas que o candidato tem para que possa nos representar.

Ainda deixamo-nos ser levados por falsas promessas e compra de voto, ou quando ainda esperamos o dia da eleição para escolher, dentre aquele emaranhado de “santinhos” que forram nossas ruas e calçadas, um candidato de última hora. Recebi um e-mail do site da Gina Indelicada que dizia: “A eleição seria mais legal se fosse decidida assim: o candidato que juntar mais papeizinhos no chão e jogar no lixo estaria eleito”. É de se pensar né! Imagine se no outro dia cada candidato recebesse uma pá e uma vassoura e tivesse que limpar as nossas ruas. Sonho meu!

Não basta ter a ficha limpa, é preciso também deixar a cidade limpa. Se nossos candidatos já iniciam assim com tanta sujeira na rua, o que não farão em nossas vidas? Sejamos conscientes disso e pensemos sempre bem antes de votar e em quem votar. Nossa participação é importante.

Seminarista Thiago Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.