terça-feira, 10 de março de 2015

Vivendo a Quaresma


A fé em Jesus Cristo

«Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigênito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna», nos diz o Evangelho deste domingo IV da Quaresma (João, 3,14-21). O que significa acreditar em Jesus Cristo? Trata-se não só de aceitar os seus ensinamentos, mas de aderir à própria pessoa de Jesus, compartilhando a sua vida e o seu destino, participando na sua obediência livre e amorosa à vontade do Pai. Pela graça do Espírito Santo, unimo-nos a Jesus e tornamo-nos conformes a Ele, procurando segui-lo, “para termos nele a vida eterna”.

«Se alguém quer vir após de Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me» (Mc 8, 34). Como discípulos de Cristo, devemos assumir a sua atitude de obediência filial ao Pai e aos seus desígnios de salvação, que O levaram à Cruz e à Ressurreição: «Apesar de ser Filho, aprendeu a obedecer, sofrendo, e, uma vez atingida a perfeição, tornou-se para todos os que Lhe obedecem fonte de salvação eterna» (Carta aos Efésios).

Cristo é a salvação e a esperança para cada homem. Nós estamos chamados a anunciá-Lo com a nossa existência diária; devemos ser “sal” e “luz” para os homens e as mulheres de hoje; com a nossa vida exemplar devemos refletir a luz de Cristo e ser “fermento” de esperança para a humanidade; devemos ser luz e conforto para cada pessoa que encontremos no nosso caminho.

«Ele deu a sua vida por nós; por isso, também nos devemos dar a vida pelos nossos irmãos…Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e com verdade» (1 João 3,16.18).

Mas é impossível amar como Cristo amou, se Ele mesmo não ama em nós; é impossível seguir Cristo Jesus, se Ele mesmo não vier viver dentro de nós: «Isto não vem de vós, é dom de Deus; não se deve às obras e ninguém se pode gloriar» nos ensina a 2ª leitura de hoje (Efésios 2,4-10). Comunicando-nos o Espírito Santo, Ele entra na nossa existência e vive conosco, a tal ponto que cada cristão possa dizer com S. Paulo: «Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim» (Gálatas 2, 20).

“O Batismo configura radicalmente o fiel a Cristo no mistério no mistério pascal da morte e Ressurreição, revestindo-o de Cristo. A participação na Eucaristia, Sacramento da Nova Aliança, é o vértice da assimilação a Cristo, fonte de vida eterna, princípio e força do dom total de si mesmo” (João Paulo II, Veritatis Splendor, 21).

Escutando a Palavra e recebendo os Sacramentos com fé, o cristão é transformado na imagem de Cristo; ele irradia e é reflexo de Cristo, como Cristo é a imagem perfeita do Pai e O manifesta ao mundo (Cfr. 2 Coríntios 3, 18; 4.4).

As diversas experiências de vida cristã integram-se e mantêm-se reciprocamente no interior da comunidade dos fiéis; o seguimento de Cristo, em concreto, acontece na Igreja e atesta que nela Cristo está sempre vivo e presente. Membros vivos do novo Povo de Deus, estamos a caminho da eternidade e Deus está sempre conosco. É este o grande motivo e a causa da nossa alegria. Caminhemos, pois, para a Páscoa com fé viva e espírito generoso (Cfr. Coleta).

Que a Virgem Maria nos acompanhe sempre neste esforço quaresmal de identificação com Cristo.

Dom Antonio Carlos Rossi Keller

http://www.encontrocomobispo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.