sábado, 10 de maio de 2014

Santidade em foco



Jovem e santo

Carlo Acutis nasceu em Londres (Inglaterra) a 03 de maio de 1991, local onde residiam seus pais André e Antonia, por motivos profissionais. Recebeu o Batismo em 18 de maio, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, também naquela cidade. Na ocasião, sua mãe - profundamente católica - preparou um bolo na forma de um cordeirinho para agradecer ao Senhor pela entrada de Carlo na comunidade cristã. Nesta igreja, havia uma estátua de Nossa Senhora de Fátima, a qual Carlo seria muito dedicado, ponderando e meditando, muitas vezes, sobre as mensagens enviadas para os pastorzinhos.

Sobre a importância fundamental do sacramento do Batismo, muitas vezes reduzidas a celebração do consumismo banal, Carlo assim expressava-se: "O Batismo é importantíssimo, porque permite que as almas sejam salvas graças ao retorno à vida divina”. As pessoas não percebem o quanto significa esse dom infinito, e além do confete, presentes e roupas brancas, absolutamente não se preocupam em entender o significado deste grande dom que Deus dá à humanidade.

A infância de Carlo desenvolve-se sob o carinho e afeto. A criança mostrava-se alegre, animada, mas ao mesmo tempo suave - "raro nesta idade". Se algum coleguinha fazia-lhe qualquer coisa errada, Carlo não reagia instintivamente, e citava o motivo: "O Senhor não seria feliz se eu reagisse violentamente".

Já com doze anos de idade, frequentava a Missa diariamente, também em seu período de férias, buscando na Eucaristia a força para viver de forma santa e tão diversa de seus contemporâneos…

Em uma ocasião, preferiu ir em peregrinação a Assis (Itália), ao invés de escolher outros locais de diversão - um comportamento que desperta muita curiosidade daqueles que estavam ao seu redor, como alguns de seus parentes, que chamavam de "vítima dos pais", pensando que estavam estes impor tal comportamento.

Mas a realidade era diferente, como o próprio Carlo confidenciou a seu pai espiritual antes de sair desta dimensão terrena: "Assis é o lugar onde me sinto mais feliz". Ele admirava S. Francisco, especialmente sua grande humildade.

Após o colegial, ele foi matriculado no Colégio Leão XIII, oportunidade em que foi orientado espiritualmente pelo Pe. Roberto Gazzaniga, SJ. Dispunha-se sempre com alegria e generosidade para ajudar os amigos e todos ao seu redor, especialmente na utilização do PC, convicto que era da importância do uso construtivo dos computadores e da internet. Repetidamente, colocava os seus conhecimentos a serviço da criação de apresentações multimídia e outras iniciativas promovidas pelo Instituto.

Demonstrava interesse especial para aqueles colegas menos considerados, para aqueles que se sentiam "excluídos". 

Ninguém poderia imaginar que o Senhor iria em breve chamar para Si o adolescente cheio de força, e que gozava de boa saúde: a doença que o atingiu, um tipo de leucemia do tipo M3 (já em fase aguda), foi inicialmente confundida com uma simples "caxumba". O mal escondido alastrou-se rapidamente, apesar dos muitos tratamentos, até a partida de Carlo, tudo isso no espaço de um mês. O Senhor chamou-o para o céu às 6h45 de 12 de outubro de 2006. Ele tinha apenas 15 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.