domingo, 23 de março de 2014

Venezuela sofre e chora: rezemos!


Há quase um ano estivemos num contato afetuoso com diversos povos e nações que vieram aqui para a nossa cidade de Guarulhos durante a Pré-Jornada. De um modo especial, nossa comunidade foi abençoada com a vinda de dois grupos que, embora pequenos na quantidade, se tornaram grandes no carinho e amizade. Nestes últimos dias vemos o sofrimento de alguns deles que até pouco riam ao nosso lado. 

Nossos irmãos da Venezuela estão sofrendo, vítimas de uma ditadura ferrenha que deixa faltar coisas básicas ao povo, isto vai desde a liberdade até o papel higiênico nos mercados. Há muito venezuelanos nas ruas, protestando contra a opressão de um governo corrupto que vem enfrentando com violência àqueles que ousam se rebelar. Irmãos estão sendo assassinados e os países da América Latina (MERCOSUL) e, especialmente o Brasil se calam, se tornam coniventes com a situação brutal de morte.

Os meios de comunicação tanto de lá como de cá estão mudos. Lá porque o governo é quem dá as cartas. Aqui ninguém sabe o que acontece, ou melhor, até desconfiamos. Lá a censura é escandalosa, aqui parece que se esconde de outra forma. Mas quando os governos tentam censurar a imprensa, é sinal de que coisa boa não está acontecendo. É ter medo que o mundo saiba o que realmente se passa na vida do seu povo. São as trevas tentando dominar a luz que se acende. 

Nosso país já sofreu por um longo de período com a Ditadura Militar. Foi escrito com sangue nas páginas da nossa história o quanto foi sofrido esse período de injustiça, hoje rezamos para que seja realmente uma página virada. Vemos o que acontece aos nossos vizinhos e sabemos o que não queremos para nós. Não importa se ditadura de direita ou esquerda, nenhuma delas é boa. 

Nossos irmãos venezuelanos precisam de apoio, de solidariedade e de vozes que falem por eles, neste período em que se encontram presos em suas próprias casas. Se os governantes não falam, se eles são omissos ou coniventes, isto é problema deles. Nós não somos, não estamos cegos e muito menos surdos. Há pessoas que pedem não somente as nossas orações, mas que façamos um pouco de barulho por eles. 

Que a paz e a liberdade cheguem à Venezuela e que pessoas não morram por querer o que é justo e santo: respeito e dignidade. Rezemos por eles, mas também por nós para que tenhamos a coragem de buscar as mudanças necessárias para o bem estar dos povos e, principalmente das famílias. 

Leandro Koenig.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.