sábado, 22 de março de 2014

A Semana Maior


Esta semana, também chamada de Semana Maior, é o tempo litúrgico de maior intensidade na vida da nossa Igreja. Para aqueles que pensam ser apenas mais um tempo para descanso e diversão, não sabem como se enganam! Pois, trocam o essencial pelo superficial.

Para aqueles que vivem e querem viver mais plenamente o seu batismo e a sua fé, este é o momento favorável para a oração e reflexão a respeito dos Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e, assim aproveitar todas as graças que o Senhor nos oferece nestes dias santos. Vivenciar esse período do jeito certo é um desafio para cada um de nós, pois precisamos nos oferecer totalmente a Deus e participar da riqueza das celebrações. 

A Semana Santa tem seu início no Domingo de Ramos, quando a Igreja se reúne para celebrar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com o Domingo de Páscoa, no qual celebramos a vitória de Cristo sobre mal, a ingratidão e a morte. 

O que importa não é recordar com tristeza o padecimento de Cristo, sem entender por que Ele morreu e ressuscitou. Mas, celebrar e reviver a sua entrega e notar que a sua morte deu-se por amor a toda humanidade! É um dom de entrega total nas mãos do Pai, é um gesto que nos dá esperança. 

A Ressurreição nos lembra de que fomos criados para viver eternamente com Deus, porém o pecado nos afasta do Criador e a Ressurreição nos mostra a oportunidade de salvação que Cristo nos oferece de entrar no Céu e vivermos felizes na comunhão e na companhia de Deus.

Caríssimos, é tempo de mudar a nossa forma de ver o mundo, é preciso olhar o mundo com os olhos Deus: Ele vê com esperança. Também é para reconhecermos que nossa vida é um processo de conversão, onde o primeiro passo foi e é sempre dado pelo Altíssimo, que nunca desiste de nós! 

Para alcançarmos este grau na busca da perfeição do amor é preciso enchergar o que faz mal a nossa vida e a nossa fé, pois muito do que nos destrói, vem de dentro d nós mesmos. É preciso ressuscitar a cada dia e melhorarmos. Contudo isso só será possível a partir de uma experiência profunda de oração, aquela oração que permite ir ao encontro de nós mesmos, com Deus e com os outros.

A nosso ver isso até parece impossível, mas não é! Uma oração que nos fale a alma e ao coração; ela é fruto também da vivência do silêncio, da liturgia, dos sacramentos e da meditação da Palavra; só assim podemos descobrir o olhar misericordioso de Deus para cada um de seus filhos e descobrir o que Ele deseja de nós; 

Contemplar a Semana Santa: Paixão, Morte e Ressureição de Cristo é ver nestes acontecimentos um chamado firme para nos convertermos. Que a alegria do Ressuscitado seja a sua força. Uma abençoada Semana Santa e Feliz Páscoa. 


Pe. José Alexandre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.