segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Papa: Mistério do Natal está em confiar em Deus para acolher a vinda de Cristo


Em sua reflexão antes do Ângelus dominical de hoje o Papa Bento XVI assinalou que o mistério do Natal está em confiar no amor de Deus para acolher a vida divina do Menino Jesus.

A seguir a reflexão completa do Santo Padre:

"Neste quarto e último domingo do Advento, a liturgia apresenta-nos a narração do anúncio do Anjo a Maria. Contemplando o ícone estupendo da Virgem Santa, no momento em que recebe a mensagem divina e dá a sua resposta, somos interiormente iluminados pela luz de verdade que emana, sempre nova, daquele mistério. Em particular, gostaria de deter-me brevemente na importância da virgindade de Maria, no fato de que Ela concebeu Jesus permanecendo virgem.

No pano de fundo do acontecimento de Nazaré está a profecia de Isaías. "Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Essa antiga promessa encontrou cumprimento superabundante na Encarnação do Filho de Deus. De fato, não somente a Virgem Maria concebeu, mas o fez por obra do Espírito Santo, isto é, de Deus mesmo. O ser humano que começa a viver no seu ventre partilha da carne de Maria, mas a sua existência deriva totalmente de Deus. É plenamente homem, feito de terra – para usar o símbolo bíblico –, mas vem do alto, do Céu. O fato de que Maria conceba permanecendo virgem é, portanto, essencial para o conhecimento de Jesus e para a nossa fé, porque testemunha que a iniciativa foi de Deus e, sobretudo, revela quem é o concebido. Como diz o Evangelho: "Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus" (Lc 1,35). Nesse sentido, a virgindade de Maria e a divindade de Jesus se garantem reciprocamente.

Eis porque é tão importante aquela única pergunta que Maria, "muito perturbada", dirige ao Anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?" (Lc 1,34). Na sua simplicidade, Maria é sapientíssima: não duvida do poder de Deus, mas quis compreender melhor a sua vontade, para configurar-se completamente a essa vontade. Maria é infinitamente superada pelo Mistério, mesmo que ocupe perfeitamente o lugar que, ao centro desse, lhe foi dado. O seu coração e a sua mente são plenamente humildes, e, exatamente pela sua singular humildade, Deus espera o "sim" dessa jovem para realizar o seu projeto. Respeita a sua dignidade e a sua liberdade. O "sim" de Maria implica o conjunto de maternidade e virgindade, e deseja que tudo n'Ela dirija-se para a glória de Deus, e para que o Filho que nascerá d'Ela possa ser todo dom de graça.

Queridos amigos, a virgindade de Maria é única e irrepetível; mas o seu significado espiritual diz respeito a cada cristão. Esse, substancialmente, está ligado à fé: de fato, quem confia profundamente no amor de Deus, acolhe em si a Jesus, a sua vida divina, pela ação do Espírito Santo. É esse o mistério do Natal! Desejo a todos vós que o vivam com íntima alegria".

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=22948

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.