domingo, 19 de abril de 2015

SÓ EXISTE VIDA ETERNA SE...

... Passarmos pela cruz de nossas vidas! Vivemos intensamente o período quaresmal no qual a Igreja nos convidou a fazer um caminho de conversão e mudança de em nossa vida. Viver a quaresma é confrontar aquilo que somos, aquilo que temos de bom, com as nossas limitações e fraquezas, e assim neste processo fazer as mudanças necessária para alcançarmos a salvação oferecida por nosso Deus. 

Repassando as leituras, proclamadas e meditadas neste período, foi e é possível perceber que Deus nunca pede morte do pecador, mas sim que ele se reconcilie consigo mesmo, com os demais irmãos e que prove da misericórdia e o amor infinito que Deus tem por cada um de nós. A vida do ser humano se renova sempre em Cristo, nosso Salvador e Redentor. 

Devemos contemplar a nossa vida, sempre tendo como luz para os nossos olhos a Via Sacra de Nosso Senhor. É preciso carregar a nossa cruz de cada dia, mesmo que ela venha carregada de dificuldades e problemas, desta forma assumimos a nossa própria vida. É neste período de quedas que aprendemos mais sobre a Via-Sacra do Senhor, é que vemos que embora Ele tenha caído, levantou-se para nos ensinar a nos levantar e retomar o caminho, prosseguindo até o fim. 

Quando a cruz que você carrega parecer ou se tornar pesada demais, lembre-se que Deus sempre um Simão de Cirene para ajudar aliviar o peso e as dores de caminho que muitas vezes se traduz em sofrimento e uma Verônica para te enxugar o rosto banhado de sangue ou lágrimas. Contudo, é preciso lembrar que eles aparecem para ajudar e não para fazer aquilo que é o seu dever. Cada um tem a sua cruz!

A única certeza que temos neste caminho é de que a verdadeira vida de alegria não se dá nesta vida terrena e sim no Céu, como fora prometido pelo nosso Senhor. Não existe vida eterna se não passarmos pela morte. Não existe paraíso se não soubermos lutar por ele. Cristo é nossa fonte de inspiração para superar nossas dores, Ele estará sempre de braços abertos para abraçar a cada um de nós. Ele é a verdadeira Vitória de nossas vidas, é a nossa Salvação. 

A Páscoa fala-nos, pois, de uma felicidade que Deus nos oferece construída nos caminhos do amor, do perdão, na atenção ao outro, no sairmos de nós para vivermos felizes no sorriso do irmão a quem curamos feridas; nos olhos agradecidos daquele a quem estendemos as mãos; numa vida entregue, na consciência de sermos um dom de Deus para servir.

Fala-nos de vida nova, de Jesus Cristo que, por amor, morreu para dar Vida. E a sua ressurreição é a afirmação de que vale a pena viver no amor, mesmo que esse nos leve à cruz. Jesus dizia aos seus discípulos que quem com Ele morresse, com Ele encontraria a Vida (cf. Mt. 16,25). 

Com Cristo temos de fazer do amor a Deus e aos irmãos a meta da nossa existência. Optar pelo amor é optar pela cruz porque amar nunca é fácil, mas é o único caminho que conduz à vida, a uma vida plena. Feliz Páscoa!!!

Pe. Cássio Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.