terça-feira, 30 de setembro de 2014

São Jerônimo “Um homem da Palavra”



Neste mês dedicado a palavra de Deus, queremos nos ajuntar a este que foi uma das figuras mais importantes na história da Igreja. São Jerônimo.Ele foi profundo amante da Palavra e este amor leva-o a pedido do Papa Dâmaso a traduzir esta Palavra para a língua latina. Dizia Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”. Neste sentido todos nós devemos ter este contato pessoal com a Palavra de Deus que nos é dada nas Sagradas Escrituras. Contato com a Palavra é contato com o próprio Cristo vivo e presente no meio de nós. Esta Palavra é viva e atual. Nos é dada para que cada vez mas possamos produzir comunhão, unido-nos na verdade e no caminho de Deus.


Assim foi com Jerônimo. Nasceu em Estridão por volta de 347 d. C., de família cristã. Estudou em Roma. Orientou-se para a vida de oração e contemplação recolhido em Aquileia junto com um grupo de cristãos. Partiu para o Oriente onde estudou grego e hebraico transcrevendo obras, meditações. Foi guia espiritual de muitos desejosos do aprofundamento na Palavra de Deus.


Sua caminhada estava toda voltada para a Palavra de Deus. Neste sentido queremos nos questionar como está o nosso contato com esta Palavra? Temos tirado um tempo para nos dedicarmos a leitura e reflexão das Escrituras em nossas vidas? Para nós, verdadeiramente é Palavra de Deus? Assim diz o documento Verbum Domini ” a Igreja não vive de si mesma, mas do Evangelho; e do Evangelho tira, sem cessar, orientação para o seu caminho” (VD 51). Aprendamos com a Igreja a buscar nas Escrituras a direção do nosso caminhar. Rumo a eternidade. Deus lhe abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.