terça-feira, 15 de julho de 2014

Deus é meu amigo, sou amigo (a) de Deus


Há alguns poucos anos ouvíamos um samba que numa de suas estrofes dizia: “A amizade nem mesmo a força do tempo irá destruir, [...] Quero chorar o seu choro, quero sorrir seu sorriso, valeu por você existir, amigo”, pensando em palavras tão fortes e bonitas gostaria de refletir sobre a nossa amizade com Deus.
Muitas pessoas, lamentavelmente, têm uma falsa imagem de Deus junto a si. Alguns chegam a imaginá-lo com um velhinho que traz um chicote nas mãos procurando os pecadores para dar-lhes uma boa surra. Risos. Até que às vezes mereceríamos isso, mas esse não é o nosso Deus. Embora Ele não goste dos pecados, nunca deixa de amar e cuidar dos pecadores e convidá-los por inúmeros meios para que volte a ter uma vida cristã autêntica. Isso é o que faz um amigo: ele sabe quem você é, sabe o que você faz, mas sendo amigo de verdade tem a coragem de te dizer que você está errado! Não compactua com seus erros, deseja que a sua vida seja correta e digna.
Para ter e manter essa amizade com Deus é preciso tirar da nossa mente a ideia de um Deus que só castiga. Depois é importante acreditar numa grande promessa que Ele nos fez, promessa que só um amigo pode fazer: “Não tema, pois eu estou com você, não tenha medo, pois Eu Sou o seu Deus. Sempre te ajudarei, sempre te sustentarei, eu o segurarei com minha mão direita vitoriosa” (Is 41:10).
Como podemos não acreditar que o Altíssimo é nosso amigo? Como então começar essa amizade? Tudo começa com o desejo de ser Seu amigo. Ter amizade com Deus não é muito diferente de tê-la com pessoas que consideramos como amigos. Primeiramente: conhecemo-nos, mantemos um diálogo, passamos algum tempo juntos e aprendemos a confiar nele (a).
Com Deus acontece do mesmo jeito. É preciso ter o desejo de começar essa amizade; passarmos tempo juntos, aqui se encontra o grande segredo de nossa amizade com o Senhor, significa levantarmos um pouco mais cedo e em paz, nos primeiros momentos do nosso dia entrar em sintonia com esse grande Amigo, isso antes de qualquer outra atividade. Depois durante o dia compartilhar mais tempo ao Seu lado.
Pequenos momentos nos farão muito bem. Momentos que poderão ser de silêncio, de contemplação, ou diálogo. Momentos em que diremos apenas “Obrigado amigo por estar aqui, obrigado por ajudar-me a Te conhecer mais intimamente”. Quando fazemos isto, estamos sendo conscientes de que Deus está aqui mesmo, em nós e ao nosso redor, nos enche do Seu amor, com seu carinho e para conosco tem misericórdia.
No próximo dia 20 comemoraremos o dia da amizade/amigo. Mas este dia é comemorado a cada amanhecer, pois o encontrar-se com Deus e com aqueles que amamos é sempre uma festa, é sempre uma alegria. Fiquem na paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.