segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Liturgia: Encontro Diocesano do dia 20/10


RESUMO DO ENCONTRO DIOCESANO DE LITURGIA
 

O encontro foi iniciado com mantras, que aos poucos nos levavam a interiorização. Foi interessante a forma que a equipe diocesana deu início: quando eu cheguei eles estavam e outro ambiente se preparando, então entraram na sala maior, onde estávamos e sem dizer nada sentaram nas cadeiras que já estavam ali preparadas para eles e começaram a entoar os mantras.

Este momento foi maravilhoso. Na medida em que as pessoas iam chegando percebiam o clima, cumprimentavam e já se sentavam e começavam a cantar também.

Na porta de entrada havia um monte de pedras e em uma delas estava escrito: pegue uma. Fizemos uma breve partilha de como foi este primeiro momento (mantras), após a partilha foi pedido para colocarmos o nosso nome na pedra que pegamos.

Depois nos apresentamos e depositamos a pedra num tecido que estava no chão, a nossa frente; foi observado que cada pedra é diferente e que as cores das canetas que utilizamos também eram diferentes, porém, temos várias coisas em comum: a fé, a busca, o serviço, etc.

Foram-nos apresentados os desafios em comum, ou seja, os desafios que agentes e padres apresentaram na preparação para a Assembleia da Liturgia em momentos diferentes.

O que isso tem de bom? (desafios em comum) questionou o Pe. Jair, ele próprio respondeu: “se foram apontados as mesmas dificuldades é porque são coisas importantes de fato”.

Reunimo-nos (por forania) para discutir o seguinte questionamento: Diante dos desafios que vimos e das exigências do Evangelho e da Igreja: o que propomos à comunidade? À paróquia? À equipe diocesana? Cada forania colocou a sua realidade mais problemática.

Cito os mais interessantes, os outros eram os mesmos de sempre.

Partilha das respostas:

ü  Uniformidade/ padronização.

ü  Troca de coordenadores a cada dois anos, para que a pessoa na se aposse do serviço – ter rotatividade.

ü  Capacitação para os coordenadores para que descubram e percebam a essência daquilo que são responsáveis...

Foi proposto pela Caetana que algumas pessoas que ali estavam se candidatassem para participar com a equipe diocesana das discussões; quanto mais cabeças se juntam, melhor irão pensar as melhorias necessárias e a resolução dos problemas existentes. Várias pessoas se prontificaram a fazer parte.
 
Otília Damasceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.