sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Vocação – Chamado à Vida – Serviço aos irmãos

Maravilhas o Senhor fez conosco. Sim, maravilhas. Ele nos chama a estar com Ele para que os irmãos e irmãs possam conhecê-lo e viver na sua graça. A experiência familiar. Deus nos concedendo esta graça. Família lugar onde aprendemos por primeiro a conhecer Deus e os irmãos. Experiência de ser uma pequena Igreja (igreja doméstica). Lugar de comunhão e partilha. Espaço de paz e harmonia. Presente divino e como resposta somos chamados a ampliar ao mundo o ser família. Família vocação à Vida.
E Deus continua nos chamando. Ele na bondade e amor nos concede vocações específicas. Ele nos ensina por primeiro que o caminho para verdadeiramente servi-lo se dará na constituição de uma família ou na nossa entrega a uma vida consagrada a serviço dos irmãos, em especial os mais desamparados.
No mês de agosto celebramos as vocações. Lembramos das vocações sacerdotais, familiar (dia dos pais), religiosa e da vocação de ensinar (catequizar), mostrar os caminhos do Senhor aos membros da comunidade eclesial.
Como Igreja de Guarulhos nós vivemos um tempo muito singular que nos prepara a grande experiência de uma Assembleia Pastoral Diocesana, nossa décima Assembleia. Ela exigirá de nós muito empenho e trabalho. Aplicando-nos agora teremos uma Igreja mais feliz e fiel ao projeto do Senhor.
Acabamos de viver a nossa formação Diocesana: A Vida floresce onde a Pastoral acontece – As quatro estações na Vida e Missão da Igreja. Esta formação foi o grande ponta-pé para nossa Assembleia. Refletimos sobre o Concílio Vaticano II e sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Grande base também para a nossa Assembleia as visitas Pastorais realizadas pelo nosso Bispo Dom Joaquim Justino, forma concreta e direta de estar com o nosso povo e perceber seus anseios e necessitades e também a beleza da nossa amada Diocese de Guarulhos. Vamos também com o auxílio de Dom Beni, Bispo de Lorena, refletir como clero de Guarulhos a Eclesiologia, isto é, refletir sobre o caminhar da Igreja, o que fazer, como fazer, isto será em setembro em nossa formação permanente.
A partir de setembro todas as Paróquias realizarão uma Assembleia Paroquial. Não para estudarem as necessidades da Paróquia, mas sim refletirem sobre a caminhada da Diocese, a nossa Igreja Particular. As Foranias também são convocadas a participar para que sejamos respeitosos com as igualdades e diferenças das Paróquias. As Pastorais Diocesanas atuarão de forma objetiva para que toda a Diocese se fortaleça e faça um mesmo e frutuoso caminho e a partir destes encontros e trabalhos chegaremos a setembro de 2013 na nossa Assembleia Diocesana.
Percebemos assim quão grande é o caminho. Isso se dará, nossa caminhada para o futuro, por já termos trilhado um grande e belo caminho. Temos a nossa história, temos a nossa caminhada. Valorizando o que fizemos poderemos crescer e nos tornarmos uma Igreja que acolhe, que ama, que obedece ao Senhor, cumprindo sua missão de ser luz e fermento.
Acolha o chamado a participar desta Décima Assembléia, modo consciente e eficaz de vivermos a nossa VOCAÇÃO de família, de consagrados ao Senhor.

Padre Francisco G. Veloso Jr
Coordenador Diocesano de Pastoral

Fonte: diocesedeguarulhos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.