sábado, 29 de dezembro de 2012

Um cristão é assassinado a cada 5 minutos

cruzes_finados.jpg

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 28-12-2012, Gaudium Press) Um cristão é assassinado a cada 5 minutos. No total, mais de 105 mil pessoas deram a vida pela própria fé. São esses os dados estatísticos do ano de 2012 fornecidos pelo Centro David "Barret" dos Estados Unidos e apresentados ontem na Rádio Vaticano.
 
Entre as áreas de risco estão principalmente os países onde é forte a presença do fundamentalismo islâmico, como Nigéria, Somália, Mali, Paquistão e algumas regiões do Egito.
 
O problema também ocorre em "países onde ainda existem regimes totalitários nos moldes comunistas, como a Coréia do Norte, e em países onde existem movimentos de nacionalismos étnicos, em que a identidade nacional é reconhecida através da escolha religiosa. Assim, os cristãos seriam vistos como traidores da Nação, o que pode ser comprovado com as atitudes violentas ocorridas em Orissa, na Índia.
 
 
O número de assassinatos aumenta e também o das discriminações. Inclusive na festa de Santo Estevão (o primeiro mártir cristão), ocorrida no Paquistão, quando uma mulher cristã foi assassinada. (AA)

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Eles ainda continuam sendo mortos: aborto

Santos Inocentes
 
 
Evangelho segundo São Mateus (2, 15-23)
 
Ao ver-se enganado pelos magos, Herodes se enfureceu e mandou matar, em Belém e seus arredores, a todos os meninos menores de dois anos, de acordo com a data que os magos lhe haviam indicado. Assim cumpriu-se o que havia sido anunciado pelo profeta Jeremias: "Em Ramá se ouviu uma voz, houve lágrimas e gemidos: é Raquel, que chora seus filhos e não quer que a consolem, porque já não existem".
 
matanca_inocentes_guioto.jpg
Matança dos Inocentes - Giotto - Capela
dos Scrovegni - Pádua - Itália
Quando morreu Herodes, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, que estava no Egito, e lhe disse: «Levanta, toma o menino e sua mãe, e regressa à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menno». José levantou-se, tomou o menino e a sua mãe, e entrou na terra de Israel.
 
Porém, ao saber que Arquelao reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir ali e, advertido en sonhos, retirou-se para a região da Galileia, onde se estabeleceu em uma cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que havia sido anunciado pelos profetas: "Será chamado Nazareno".
 
 
Matança dos Santos Inocentes
 
 
No segundo capítulo do Evangelho de São Mateus encontramos a narração das circunstâncias da fuga da Sagrada Família de Belém para o Egito. Foi um êxodo, um fato histórico relacionado com a perseguição ordenada por Herodes, o Grande, que tinha como objetivo matar o Menino Jesus.
 
 
Nesta ocasião, José, o pai adotivo que protegia a vida do Menino Jesus, fugiu levando consigo Maria e seu Filho. Ele foi inspirado em sonhos por um Anjo e marchou para o Egito, onde, segundo a tradição, refugiaram-se durante seis meses no monte Qusqam, sendo acolhidos pelos habitantes da região.
 
 
É assim que a terra do Egito, que hospedou Jesus na sua primeira infância junto com sua Mãe Nossa Senhora e o pai São José, pode ser considerada como Terra Santa, pois, foi lugar de passagem e de presença de Nosso Senhor.
 
 
Após algum tempo, finalmente, uma nova aparição do Anjo, em sonho, anuncia a São José a morte de Herodes. A Sagrada Família pode, então retornar para a terra de Israel.
 
 
Na narração da fuga da Sagrada Família para o Egito, três versículos (Mt 2,16-18) descrevem a ferocidade do rei Herodes, que, para matar Jesus, decidiu exterminar todos os meninos de dois anos para baixo que viviam em Belém.
 
fuga_para_egito.jpg
Este acontecimento pode ser interpretado como sendo um preludio das grandes perseguições dos mártires durante os primeiros séculos. Com a matança de inocentes, Herodes quis sufocar toda possibilidade de perigo que o levasse a perder seu domínio absoluto. E, para ele o Messias representava uma grande ameaça.
 
 
São Mateus interpreta a historia da matança dos inocentes sob o ponto de vista do plano salvífico de Deus e a intende em um sentido profético como sendo o cumprimento das Escrituras.
 
 
É por isso o evangelista faz referencia ao profeta Jeremias, que se narra o lamento da matriarca Raquel pelo povo de Israel, levado ao exílio na Babilônia: «um grito se ouve em Ramá, pranto e lamentos grandes; é Raquel que chora por seus filohos e recusa o consolo, porque já não vivem» (Mt 2,18; cf. Jr 31,15). Para Mateus, os meninos assassinados em Belém representam o povo de Israel e a dor vivida pelas mães é a dor do povo que não reconheceu o Rei-Messias. (JS)

Animação para a Semana Missionária

A Comissão Especial da CNBB para a JMJ é responsável por animar as dioceses de todo Brasil para a participação na Semana Missionária. Com este intuito, a Comissão, em parceria com o Comitê Organizador Local (COL Rio 2013) confeccionou 12 mil cartazes, a fim de atingir todas as paróquias do Brasil, espalhadas pelas 276 Dioceses brasileiras.

Com os preparativos para a Jornada Mundial também acontecem os da Semana Missionária. Todas as dioceses do país se organizam para receber os jovens peregrinos estrangeiros, que conhecerão o jeito brasileiro de ser Igreja, mostrarão também o seu próprio jeito de ser e, juntos com os jovens do Brasil, participarão de várias atividades missionárias, preparando o espírito para o grande encontro que acontecerá no fim de julho.

Através destes cartazes e de outros instrumentos (Manual de instruções para a Semana e divulgação de informações através do site Jovens Conectados e Canal Pré-Jornada no site Rio 2013, além das redes sociais), a Igreja no Brasil quer estimular todas as dioceses e expressões juvenis para este momento especial e histórico, que poderá ser um importante legado para as próximas edições das Jornadas, conforme apontou o assessor nacional da Comissão para Juventude, padre Carlos Sávio Costa.

“É importante o envolvimento de todas as forças eclesiais locais, jovens e adultos, para que a realização da Semana Missionária alcance o objetivo esperado, que é o redespertar do espírito missionário, em especial na juventude brasileira”, afirma padre Sávio, ao destacar que, com a aproximação da JMJ Rio 2013, intensifica-se a necessidade de se tornar conhecida a proposta da Semana Missionária.

A Semana Missionária vai acontecer nas dioceses de todo país de 15 a 20 de julho de 2013 e tem como bases três pilares, definidas pelo Pontifício Conselho para os Leigos: cultura, espiritualidade e ação social. Todas estas faces estão presentes na ‘programação base’ apresentada às dioceses através do Manual de Instruções para a Semana Missionária, lançado em outubro deste ano e que se encontra disponibilizado no site oficial da Comissão. E as inscrições para a Semana Missionária podem ser feita no site da JMJ Rio 2013.


Fonte: http://www.jovensconectados.org.br

JMJ - ACOLHA UM JOVEM NA SUA CASA


JMJ - 2013

Paróquia abre inscrições para famílias que desejam acolher jovens estrangeiros


Você quer acolher jovens vindos de diversos continentes, com culturas e costumes diferentes?
 
Então, seja um colaborador da Jornada Mundial da Juventude 2013 (JMJ), acolhendo jovens peregrinos durante a Semana Missionária que acontecerá em nossa Arquidiocese de 16 a 20 de julho de 2013.

A campanha, que acontece nacionalmente, tem o nome de:
 
"Acolha o mundo em sua casa" 
O que é a Jornada Mundial da Juventude?
 
A proposta surgiu no Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, em 1984. O evento reuniu cerca de 300 mil jovens com o Sumo Pontífice, na Praça de São Pedro - Vaticano. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da Jornada (conhecida como a Cruz da Jornada
 
Como acolher um peregrino?

A nossa paróquia já está com inscrições abertas para as famílias que desejam hospedar jovens estrangeiros. Os acolhedores pode escolher a quantidade de jovens que desejam hospedar e a preferência em acolher homens ou mulheres, no qual, além da hospedagem, a família ficará responsável pelo café da manhã.
 
A família interessada em acolher um destes jovens peregrinos deve procurar a secretaria paroquial para mais informações: 2412-0841 ou então enviar um e-mail para santateresinhacumbica@hotmail.com , que enviaremos alguem na sua casa para preencher a ficha de acolhimento.
 
A jornada já está chegando e nossa paróquia receberá cerca de 80 jovens. Onde vamos alojá-los?



 

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

De Pedro para nós: Bênção Urbi et Orbis

Bênção para Roma e para o Mundo
 
 
Veritas de terra orta est! – A verdade germinou da terra» (Sal 85, 12).
 
 
Amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro, boas-festas de Natal para todos vós e vossas famílias!
Os meus votos de Natal, neste Ano da Fé, exprimo-os com as palavras seguintes, tiradas de um Salmo: «A verdade germinou da terra». Realmente, no texto do Salmo, a frase está no futuro: «A verdade germinará da terra»: é um anúncio, uma promessa, acompanhada por outras expressões que, juntas, ecoam assim: «O amor e a verdade vão encontrar-se. / Vão beijar-se a justiça e a paz. / A verdade germinará da terra / e a justiça descerá do céu. / O próprio Senhor nos dará os seus bens / e a nossa terra produzirá os seus frutos. / A justiça caminhará diante dele / e a paz, no rasto dos seus pés» (Sal 85, 11-14).
Hoje cumpriu-se esta palavra profética! Em Jesus, nascido da Virgem Maria em Belém, - encontram-se realmente o amor e a verdade, beijaram-se a justiça e a paz; a verdade germinou da terra e a justiça desceu do céu. Com feliz concisão, explica Santo Agostinho: «Que é a verdade? O Filho de Deus. Que é a terra? A carne. Interroga-te donde nasceu Cristo, e vê por que a verdade germinou da terra; (...) a verdade nasceu da Virgem Maria» (En. in Ps. 84, 13). E, num sermão do Natal, afirma: «Assim, com esta festa que acontece cada ano, celebramos o dia em que se cumpriu a profecia: "A verdade germinou da terra e a justiça desceu do céu". A Verdade, que está no seio do Pai, germinou da terra, para estar também no seio de uma mãe. A Verdade que segura o mundo inteiro germinou da terra, para ser segurado pelas mãos de uma mulher. (...) A Verdade, que o céu não consegue conter, germinou da terra, para se reclinar numa manjedoura. Para benefício de quem Se fez assim humilde um Deus tão sublime? Certamente sem nenhum benefício para Ele mesmo, mas com grande proveito para nós, se acreditarmos» (Sermones 185, 1).
«Se acreditarmos…». Que grande poder tem a fé! Deus fez tudo, fez o impossível: fez-Se carne. A sua amorosa omnipotência realizou algo que ultrapassa a compreensão humana: o Infinito tornou-se menino, entrou na humanidade. E, no entanto, este mesmo Deus não pode entrar no meu coração, se não abro eu a porta. Porta fidei! A porta da fé! Poderíamos ficar assustados com a possibilidade desta nossa omnipotência invertida; este poder que o homem tem de se fechar a Deus, pode meter-nos medo. Mas, eis a realidade que afugenta este pensamento tenebroso, a esperança que vence o medo: a verdade germinou! Deus nasceu! «A terra produziu o seu fruto» (Sal 67, 7). Sim! Há uma terra boa, uma terra saudável, livre de todo o egoísmo e entrincheiramento. Há, no mundo, uma terra que Deus preparou para vir habitar no meio de nós; uma morada, para a sua presença no mundo. Esta terra existe; e também hoje, no ano de 2012, desta terra germinou a verdade! Por isso, há esperança no mundo, uma esperança fidedigna, mesmo nos momentos e situações mais difíceis. A verdade germinou, trazendo amor, justiça e paz.
Sim, que a paz germine para o povo da Síria, profundamente ferido e dividido por um conflito que não poupa sequer os inermes, ceifando vítimas inocentes. Uma vez mais faço apelo para que cesse o derramamento de sangue, se facilite o socorro aos prófugos e deslocados e se procure, através do diálogo, uma solução para o conflito.
A paz germine na Terra onde nasceu o Redentor; que Ele dê aos Israelitas e Palestinianos a coragem de por termo a tantos, demasiados, anos de lutas e divisões e empreender, com decisão, o caminho das negociações.
Nos países do norte de África, em profunda transição à procura de um novo futuro – nomeadamente o Egipto, terra amada e abençoada pela infância de Jesus –, que os cidadãos construam, juntos, sociedades baseadas na justiça, no respeito da liberdade e da dignidade de cada pessoa.
A paz germine no vasto continente asiático. Jesus Menino olhe com benevolência para os numerosos povos que habitam naquelas terras e, de modo especial, para quantos crêem n’Ele. Que o Rei da Paz pouse o seu olhar também sobre os novos dirigentes da República Popular da China pela alta tarefa que os aguarda. Espero que, no desempenho da mesma, se valorize o contributo das religiões, no respeito de cada uma delas, de modo que as mesmas possam contribuir para a construção duma sociedade solidária, para beneficio daquele nobre povo e do mundo inteiro.
Que o Natal de Cristo favoreça o retorno da paz ao Mali e da concórdia à Nigéria, onde horrendos atentados terroristas continuam a ceifar vítimas, nomeadamente entre os cristãos. O Redentor proporcione auxílio e conforto aos prófugos do leste da República Democrática do Congo e conceda paz ao Quénia, onde sangrentos atentados se abateram sobre a população civil e os lugares de culto.
Jesus Menino abençoe os inúmeros fiéis que O celebram na América Latina. Faça crescer as suas virtudes humanas e cristãs, sustente quanto se vêem obrigados a emigrar para longe da própria família e da sua terra, revigore os governantes no seu empenho pelo desenvolvimento e na luta contra a criminalidade.
Amados irmãos e irmãs! Amor e verdade, justiça e paz encontraram-se, encarnaram no homem nascido de Maria, em Belém. Aquele homem é o Filho de Deus, é Deus que apareceu na história. O seu nascimento é um rebento de vida nova para toda a humanidade. Possa cada terra tornar-se uma terra boa, que acolhe e faz germinar o amor, a verdade, a justiça e a paz. Bom Natal para todos!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Crer em Jesus Cristo: verdadeiro Deus e verdadeiro homem

Os católicos vivem atualmente o tempo do Advento, que é uma preparação para o Natal. A data celebra o nascimento do Senhor Jesus Cristo, um dos mistérios da fé cristã, que tem Jesus como o Filho de Deus, o enviado pelo Pai para salvar a humanidade. Essa é uma crença que os católicos professam no Credo, oração que pode ser meditada em especial neste Ano da Fé, como forma de entender melhor a fé católica.

Sendo uma das pessoas da Santíssima Trindade, Cristo é chamado pelos católicos como Senhor. O padre Antônio Justino Filho, padre Toninho, da Comunidade Canção Nova, explicou que isso se deve, primeiramente, ao fato de Jesus ser o Filho de Deus Pai. Além disso, Ele habitou entre os seres humanos, sendo a face do Deus que até então ninguém tinha visto.

“A pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo é a imagem visível do Deus invisível (...) por isso ele é o Senhor, porque Ele ressuscitou, e sendo senhor Ele tem esse título de Kyrios: Senhor”.

Essa forma de se referir a Jesus tem um significado especial para os cristãos. O Youcat, recente versão do Catecismo da Igreja Católica voltada aos jovens, explica que dizer que Jesus é o Senhor implica no fato de que um cristão não deve se submeter a nenhum outro poder. Os cristãos conhecem o poder de Jesus não somente pelas profecias que anunciavam a vinda do Filho de Deus, mas por todos os milagres realizados.

Os fiéis reconhecem em Jesus a divindade, uma vez que é Deus, e a humanidade, pois se fez homem entre os homens. Quanto a isso, padre Toninho lembrou que as naturezas divina e humana de Cristo não se sobrepõem, ou seja, nenhuma é maior que a outra. “Ele não é nem mais Deus e nem mais homem.(...) A divindade e a humanidade de Jesus não se separam, por isso que Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem”.

E quando se fez homem entre os homens, Jesus chamou 12 apóstolos para seguir sua missão de difundir a Palavra de Deus na terra. Mas o chamado não parou por aí. A partir dessas 12 pessoas, a Igreja chamou outros para serem apóstolos da Igreja. Exemplo disso, segundo padre Toninho, são os bispos.

“Os bispos, são os sucessores dos apóstolos e nessa sucessão apostólica, a tradição apostólica vai sendo passada de geração a geração dentro da vida da Igreja. Então hoje, o chamado a viver uma apostolicidade, como assim nós chamamos na Igreja, é para todos os batizados, mas de modo especial para aqueles que têm um chamado especial como são os bispos”.

Mas, afinal, o que mudou no mundo a partir da vinda de Cristo? Padre Toninho lembrou que muita coisa mudou. O ponto destacado por ele foi o grande impulso evangelizador que os discípulos missionários tiveram após a vinda de Cristo, cujas palavras contidas no Evangelho exortam à pregação da Boa Nova a todas as criaturas.

“Se hoje nós temos essa presença da Igreja em vários lugares do mundo, é devido a isso: após a morte e ressurreição de Jesus, os discípulos foram impulsionados a sair em missão. Então eu vejo essa grande novidade da ressurreição de Jesus: o mundo que começou a conhecer a Palavra de Deus”.

Fonte: cancaonova.com

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

NATAL NA SANTA TERESINHA

HORÁRIO DAS MISSAS
 
 
24 de Dezembro
 
 
19h - Capela São Francisco Xavier
 
 
21h- Matriz Paroquial de Santa Teresinha
 
 
25 de Dezembro
 
 
18h - Matriz Paroquial de Santa Teresinha
 
 
31 de Dezembro
 
19h - Capela São Paulo Apóstolo
 
21h - Matriz Paroquial de Santa Teresinha
 
 
01 de Janeiro
 
18h - Matriz Paroquial de Santa Teresinha

RIFA DIOCESANA

Confira abaixo o resultado do sorteio da Campanha de Reforma do Centro Diocesano de Pastoral.

Concurso n. 04719 da Loteria Federal

Realizado em 15/12/2012 no município de CARMO DO RIO CLARO/MG (Caminhão da Sorte)
Prêmios Principais
Sorteio Loteria FederalBilhetes Premiados Campanha
PrêmioBilhetePrêmioBilhete CombinaçãoBilhetes vendidos nos seguintes locais:
36.704704.081Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Jd Tranquilidade
95.081081.221Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Jd Tranquilidade
56.221221.097Paróquia Santa Luzia – Pq. Mikail
66.097097.236Santuário São Judas Tadeu – Torres Tibagi
44.236236.704Paróquia de São Judas Tadeu – Jd. Alice

Para maiores informações entre em contato com a Cúria Diocesana:

Fone: (011)2408-0403 – Fax: (011)2440-0177
E-mail: curia@diocesedeguarulhos.org.br
Endereço: Av. Gilberto Dini, 519 – Bom Clima – CEP: 07122-210 – Guarulhos-SP
Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00


Nossos agradecimentos a todos que colaboraram nesta Campanha.

Feliz e Santo Natal

Pe. Alexandre

domingo, 16 de dezembro de 2012

Santa Teresinha, 15 de dezembro de 2012

Esta data marca a história de nossa paróquia de uma maneira muito especial, pois rendemos graças ao Senhor pela benção que foi a presença do Padre Cristiano e do Seminarista Ítalo em nossas vidas. Desejemos que eles encontrem a felicidade nas missões que o Pai lhes confiar,  guiados pelo Espírito Santo seguindo os passos de Jesus. Deixaremos aqui, as palavras que partilhamos com eles ontem, que Maria zele por suas vocações!


Caríssimo Irmão Padre Cristiano! No dia 06 de fevereiro deste ano, quando comemoramos o 1º ano de vosso sacerdócio, encerramos os breves comentários assim:
“Enfim Caríssimo Padre Cristiano, temos a consciência de que um dia, poderemos não mais contar com vossa presença física em nossa paróquia, pois outras missões lhe serão confiadas. Para a construção do Reino de Deus é necessário a participação abnegada de muitos “Cristianos”, mas isso não impedirá o nosso contato, a distância não atrapalhará, o tempo será irrelevante, as missões farão-nos crescer na vida terrena e com a Graça de Deus, estaremos todos nós, unidos em Cristo Jesus.”
E o dia chegou!!! Considerando a vida temporal, chegou rápido. Para os desígnios de Deus é tempo correto!!!
E nós, como ficamos???
Ficamos assim: Na memória já de alguns anos aquele seminarista acanhado, paciente com as crianças. Mais a frente aquele diácono cujos olhos brilhavam intensamente ao paramentar-se com a estola transversal, o senhor não faz ideia de como aquele ato “mexia” com quem presenciava o momento. E acreditamos que não mexera apenas conosco, pois ainda como diácono foi nomeado Vigário de nossa  paróquia. Que alegria para todos nós
Caminhando, chegamos ao sacerdote Cristiano Aparecido de Souza, e sabemos que não merecíamos tamanha graça, mas a recebemos pela misericórdia do Pai, pela nossa necessidade de conversão e para que isto pudesse ocorrer juntou por um momento e para nosso bem, estes dois irmãos, para que juntos pudessem caminhar conosco, orientando-nos, acolhendo-nos, suportando-nos e “agüentado-nos” !!!
Felicidade nossa, pois as três fases em que partilhamos os trabalhos, os afazeres, as vitórias, enfim a vivência cotidiana, trazem em comum algo que guardaremos por toda a vida: O exemplo de crescimento e amadurecimento da fé !!!
Neste tempo aprendemos muito com o senhor. Ensinou-nos a rezar, apresentou-nos o “valor” do despojamento, a doação plena e irrevogável, e principalmente Adorar a Cristo, e tantas outras, enfim o amor aos mais necessitados, ou seja, uma plena identificação de ser “cristão” e é interessante quando analisamos isto, para nós uma providência divina, pois o vosso nome provém do latim Christianus/Christus e traduzindo é: “Cristão” !!!
Aproveitamos o momento para lembrarmos também do nosso querido Irmão Ítalo. Ítalo, sua caminhada como seminarista é uma grande prova de amor, coragem, e muita fé. Seu testemunho nos motiva a caminhar fazendo o bem. Suas palavras, sua disponibilidade ao serviço, sua atenção em cada sms, a todos e cada um ao mesmo tempo, fazem toda a diferença. Nossa esperança é que possamos de alguma forma ter contribuído com seu crescimento, e que você leve boas lembranças deste tempo vivido conosco. Você é um exemplo de jovem que no peito leva uma cruz, e no coração o que disse Jesus. Que o Espirito Santo ilumine seus passos, para que você possa seguir o plano de Deus para sua vida com alegria e perseverança.
 Padre, parabéns por vossa nomeação, por vossa paróquia, pela fração da Igreja Particular de Guarulhos que lhe é confiada, pelo Povo de Deus que agora caminhará convosco. Seja esta a primeira de muitas e incontáveis missões que o Senhor lhe reserva, roguemos ao Pai Celeste que o senhor seja instrumento da Paz e sirva sempre aos propósitos de Cristo!!!
Sempre sentiremos saudades, mas nada nos impede de irmos ao encontro de vocês, como o padre Cristiano mesmo nos disse só o Aeroporto nos separa.
Gostaríamos que vocês guardassem as seguintes palavras de Santa Teresinha: “Compreendi que o Amor abrangia todas as vocações, que o Amor era tudo, que abrangia todos os tempos e todos os lugares”… numa palavra, que ele é Eterno!…
Sim, achei meu lugar na Igreja e esse lugar, meu Deus, fostes vós quem o destes a mim… no Coração da Igreja, minha Mãe, serei o Amor… serei tudo, portanto… desta forma, meu sonho será realizado!!!”
Fraternos abraços de vossos irmãos em Cristo da “Paróquia Santa Teresinha e Nossa Senhora das Angústias” 
Nós os amamos!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Definidos tema e lema da Campanha Missionária 2013‏

A equipe responsável pela Campanha Missionária 2013 se reuniu nesta quinta-feira, 13, na sede nacional da POM em Brasília para definir a organização e produção dos subsídios do evento.

Os principais pontos já foram definidos, entre eles o tema “Juventude em Missão” e o lema “A quem eu te enviar, irás (Jr 1, 7b)”. Conforme acontece anualmente, a Campanha Missionária dá continuidade à temática trabalhada pela Campanha da Fraternidade (CF) da CNBB, que em 2013 tem como tema “Fraternidade e Juventude”.
O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto, explicou o sentido do tema proposto para a Campanha Missionária. “Juventude em Missão significa que o jovem caminha em missão e que ele quer continuar essa caminhada, se fortalecendo nessa perspectiva”, disse. Com relação ao lema escolhido, a sugestão foi acatada pela equipe reunida por que a passagem relata o temor do jovem Jeremias de encarar a Missão lhe confiada por Deus, mas o próprio Deus o encoraja a suportar os obstáculos que aparecem. Também por que o texto complementou o lema da CF-2013, “Eis-me aqui, envia-me (Is 6, 8)”.

Durante as discussões, o diretor nacional da POM, padre Camilo Pauletti, destacou os pontos positivos e negativos do material da Campanha Missionária de 2012, enviado a toda a Igreja no Brasil, com base nas avaliações que chegaram à sede nacional. “A novena vem sendo elogiada e bastante usada; o mesmo acontece com o DVD que tem sido bem utilizado por que conta com os testemunhos dos missionários presentes em diversas realidades. Percebemos que um material vem complementando o outro”, disse.
Para a produção do material da Campanha de 2013, a equipe sugeriu que o foco tenha um apelo nas questões que envolvem diretamente a juventude. “A juventude é envolvida por temas muito específicos como trabalho, educação e segurança. Esta última se divide em segurança pública e familiar”, sugeriu Thiesco Crisóstomo, secretário nacional da PJ. “Temos que ter em mente que a Campanha é voltada para a Igreja no Brasil, mesmo que tenha na juventude o seu foco, portanto, precisamos ter presentes alguns pontos: sensibilizar os cristãos para a solidariedade, a partilha e ao compromisso”, pontuou padre Jaime Patias, secretário nacional da Pontifícia União Missionária.
Os testemunhos continuarão a ser destaque no material da Campanha Missionária, como vem acontecendo nos últimos anos, de modo especial, no DVD. E em 2013, o testemunho de jovens missionários deverão estar presentes com o objetivo de incentivar a missão além-fronteiras. “O protagonismo dos próprios jovens deverão estar presentes no material, como meio de incentivar as Missões”, sugeriu padre Camilo. Alguns temas que serão desenvolvidos no material: Juventude Missionária (atividade da Pontifícia Obra da Propagação da Fé); jovens missionários estrangeiros no, Brasil; jovens brasileiros em missão ad gentes; os desafios da juventude hoje; Santas Missões Populares; jovem e a vocação missionária; Amazônia e Dia Nacional da Juventude (DNJ).
Nos folhetos dos quatro domingos do Mês Missionário (outubro) ficaram definidos os seguintes temas: 1º domingo, Infância e Adolescência Missionária; 2º, motivações para a coleta; 3º Amazônia e 4º Dia Nacional da Juventude. A produção do material já foi definida e uma nova reunião deverá acontecer no dia 20 de fevereiro de 2013.

A equipe que organiza a Campanha Missionária 2013 é composta pela direção e secretários das Pontifícias Obras Missionárias (POM); pelos assessores da CNBB para Dimensão Missionária, irmã Dirce Gomes, e para a Missão Continental, padre Sidnei Dornelas; pelo secretário nacional da Pastoral da Juventude, representante da Comissão para a Juventude da CNBB, Francisco Crisóstomo (Thiesco) e Nelson Tyski, da Verbo Filmes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Pontifícias Obras Missionárias (POM)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Bento XVI no Twitter


#
Soucatolicoporque e #BXVInotwitter – Ações Comemorativas


Por Alex Camillo


Sou Católico Porque...


Convidamos todos os católicos a demonstrarem sua alegria por serem católicos no próximo dia 12/12/2012. O nosso Santo Padre o Papa #BXVI enviará o seu primeiro tuite, é dia de Nossa Senhora de Guadalupe e um novo apostolado será lançado com o intuito de sanar algumas dúvidas que católicos e não católicos têm sobre fé, espiritualidade entre outros.

Todos os católicos que estão presentes nas redes sociais estão convidados para apoiar a campanha, em especial aqueles que desenvolvem apostolado on-line ou são agentes de Pastoral da Comunicação (PASCOM). Replique este texto em seu blog ou perfil nas redes sociais e convide seus contatos a participar dessa comemoração.

Vamos mostrar ao mundo o carinho que o Brasil Católico nutre por seu Pastor e o nosso orgulho de ser Católico!

Quando: 12 de dezembro.

Concentração: a partir das 11h00

Onde: Twitter, Facebook, Orkut, etc.

Mote: #soucatolicoporque e #BXVInotwitter – Colocar no título dos posts dos blogs para os “robôs” dos sistemas de busca captarem.




Sugestões de mensagens para as redes sociais:

#soucatolicoporque A Igreja católica oferece a única visão coerente da história do Cristianismo.

#soucatolicoporque A Igreja católica é a Igreja visível divina estabelecida por Jesus contra o qual as portas do inferno não podem e não prevalecerão.

#soucatolicoporque O Catolicismo não é dividido formalmente, nem é sectário.

#soucatolicoporque A Unidade católica faz o Cristianismo e Jesus mais acreditáveis para o mundo

#soucatolicoporque O Catolicismo evita um individualismo que arruína a comunidade Cristã.

#soucatolicoporque O Catolicismo evita um individualismo que arruína a comunidade Cristã (1 Cor 12, 25- 26).

#soucatolicoporque O Catolicismo evita o relativismo teológico, por meio da certeza dogmática, que é centralizada no papado.

#soucatolicoporque O Catolicismo evita anarquismo doutrinário, impedindo assim a divisão do verdadeiro Cristianismo.


#soucatolicoporque O Catolicismo formalmente previne o relativismo teológico que conduz às incertezas dentro do sistema protestante.

#soucatolicoporque O Catolicismo rejeita a "Igreja Estatal" que conduziu os governos a dominar politicamente o Cristianismo.

Bento XVI unindo os católicos no twitter! #BXVInotwitter
Bento XVI semeia o evangelho no Twitter #BXVInotwitter

O reino de Deus está no meio de nós, agora também em sementes de 140 caracteres. #BXVInotwitter

domingo, 9 de dezembro de 2012

Natal em oração


Natal é tempo de oração. É tempo de olhar para Aquele que nasce e aprender a orar como Ele.

Jesus cresceu com as crianças israelitas do Seu tempo, com os ritos e formas de oração do Seu povo. Aprendeu a rezar na Sua família e na sinagoga. A Sua oração mostrou a união com o Pai do Céu. A vida de Jesus era uma oração única. Em momentos decisivos, como a crucifixão, sua oração era intensa.

Ser um com o Pai, no Espirito Santo, era o fio condutor da Sua vida terrena. Festejemos o nascimento de Jesus em oração, como forma de estarmos ligados ao Pai, de onde viemos e para onde voltaremos. [Catecismo Jovem 474 e 475]

sábado, 8 de dezembro de 2012

Natal com o Ungido


Devemos passar o natal sem esquecer do Cristo, o Ungido. 

O nome Jesus (que em hebraico significa “Deus Salva”) é associado ao cognome Cristo, que significa ungido. Em Israel, os ungidos são os Reis, Sacerdotes e profetas. Jesus Cristo foi ungido com o Espirito Santo.

Nos preparemos para o nascimento do Filho Unigênito de Deus e passemos este natal com o Filho do simples carpinteiro, que é o Messias e Salvador. [Catecismo Jovem 72 e 73]

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Novena dos jovens


A Novena de Natal de Jovens começa dia 10 de dezembro, às 19h30, na Paróquia. 
Venham participar!

Natal é nascimento de Jesus Cristo. Venha se preparar para este momento junto com todos ou outros jovens de nossa paróquia, celebrando a alegria de ser jovem em Cristo!


É através de Jesus Cristo que o Deus invisível se torna visível.
Ele torna-se como nós. O natal é o tempo de percebermos até que ponto vai o amor de Deus: Ele vem para carregar todo o nosso peso.

Ele vem para percorrer conosco todos os caminhos. Ele vem para viver nossa solidão, sofrer o nosso sofrimento, viver conosco o medo da morte.

Jesus Cristo que nasce, é a ultima palavra de Deus. Ouvindo-O, toda pessoa humana, em todos os tempos, pode saber quem é Deus. [Catecismo Jovem 09 e 10]

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Bento XVI pede inclusão social plena para pessoas com deficiência

Na última segunda-feira, 3, celebrou-se o Dia Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A data foi lembrada pelo Papa Bento XVI ao final da oração dominical do Angelus, no domingo, 2, na Praça São Pedro.

“Toda pessoa, mesmo com seus limites físicos e psíquicos, mesmo graves, é sempre um valor inestimável, e como tal deve ser considerada. Encorajo as comunidades eclesiais a prestarem atenção e acolhimento a estes irmãos e irmãs. Exorto os legisladores e os governantes a protegerem as pessoas com deficiências e a promoverem sua plena participação na vida da sociedade”, disse o Papa.

O tema de 2012 deste Dia Internacional, instituído pelas Nações Unidas, é “Eliminar as barreiras para criar uma sociedade inclusora e acessível a todos”.

Na mensagem para a ocasião, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, cita os Jogos Paraolímpicos de Londres como um exemplo do imenso potencial das pessoas com deficiências para engrandecer-se e servir de inspiração.

“As pessoas com deficiências exercem um efeito positivo notável na sociedade e poderiam contribuir ainda mais se eliminássemos os obstáculos que impedem sua participação. Com mais de dois milhões de pessoas portadoras de deficiências no mundo de hoje, isso é mais importante do que nunca.”

Ban Ki-moon recordou em especial o legendário artista Stevie Wonder, Mensageiro da Paz da ONU, que, segundo o Secretário-Geral, encarna o espírito de serviço ao próximo.

Com o objetivo de impulsionar medidas em prol dos deficientes, a Assembleia Geral da ONU realizará em 2013 uma reunião sobre a deficiência e desenvolvimento. “Este Dia Internacional das Pessoas com Deficiências representa o início oficial dos preparativos para esta reunião. Aproveitemos ao máximo esta comemoração, esforçando-nos para garantir que as pessoas com deficiências desfrutem de seus direitos e desenvolvam seu valioso potencial.”

domingo, 2 de dezembro de 2012

Natal de Jesus Cristo


Natal é nascimento de Jesus Cristo. É através de Jesus Cristo que o Deus invisível se torna visível. Ele torna-se como nós. O natal é o tempo de percebermos até que ponto vai o amor de Deus: Ele vem para carregar todo o nosso peso.

Ele vem para percorrer conosco todos os caminhos. Ele vem para viver nossa solidão, sofrer o nosso sofrimento, viver conosco o medo da morte.

Jesus Cristo que nasce, é a ultima palavra de Deus. Ouvindo-O, toda pessoa humana, em todos os tempos, pode saber quem é Deus. [Catecismo Jovem 09 e 10]

sábado, 1 de dezembro de 2012

Natal todo dia


Uma das maiores festas celebradas em todo o mundo é o Natal. A data comemora o nascimento de Jesus Cristo, em Belém; fato que marcou a linha do tempo com um antes e um depois. Essa festa tornou-se tradição, inspirou artistas e espalhou-se pelo mundo inteiro.

A natividade tornou-se fonte de inspiração para artistas clássicos como Michelangelo e Caravaggio, motivou São Francisco de Assis a montar o primeiro presépio vivo do mundo, contagiou escultores anônimos a prepararem presépios dos mais variados tipos e, na música, são inúmeras as canções natalinas como “Oh Holy Night”, “White Christmas” e, claro, “Noite Feliz”. No início dos anos 70, John Lennon compôs “Merry Christmas, The War is Over”, para celebrar o fim da guerra no Vietnã; até hoje a canção está presente nas comemorações natalinas.

Na atualidade, o Natal movimenta a economia, reúne famílias e amigos e desperta sentimentos nobres como a esperança, a caridade, a fé. Poetas chegam a sonhar com a possibilidade de ser Natal todo dia. Nessa data, as pessoas são capazes de promover mais momentos de alegria, abrem-se para dar e receber perdão, ficam mais sensíveis em relação aos menos favorecidos.

Recente estudo realizado pelo Centro Pew de Pesquisa, dos Estados Unidos, revelou que os cristãos representam um terço da população mundial. Isso demonstra que as tradições cristãs são capazes de atingir todas as culturas, e isso é visível nesse período natalino. Não há quem não se envolva com as luzes, o brilho, a emoção, a paz que essa festa cristã irradia.

Natal é celebrar a decisão de Deus vir morar no meio de Seu povo. O nascimento do Menino Deus aconteceu durante a “Pax Romana” (um período longo de paz e segurança no Império Romano) e demonstra que Ele é maior que os simples acordos pacifistas formalizados por líderes mundiais. Jesus é a Paz. Em Belém, Cristo assumiu nossa humanidade e quis tornar-se um de nós. Todos os dias centenas de peregrinos fazem memória do Natal naquela região da Palestina. Lá, Santas Missas são celebradas em todas as línguas e todos os dias é possível ouvir “Feliz Natal” porque Jesus continua a nascer no coração de quem se faz pequeno e acolhe a salvação.


Rodrigo Luiz @rodrigosanluiz
Missionário da Comunidade Canção Nova

Quando montar a Árvore de Natal e o Presépio?

"Após as I Vésperas do I Domingo do Advento é a hora de montar a árvore de Natal, colocar a guirlanda na porta, armar o presépio, e mudar o capacho da frente de casa por um tapete com decoração natalina." (Rafael Vitola Brodbeck).

A árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do Advento, que é, para nós católicos, tempo de preparação. 

“Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus.” 

A preparação da árvore deve ser intensificada durante a última semana que antecede o Natal. “Até 16 de dezembro, tudo ainda é muito sóbrio, mesmo nas leituras feitas nas Missas do advento. É só a partir do dia 17 de dezembro que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus, e se inicia um momento de maior expectativa. Esse é o momento, portanto, de intensificar a decoração da árvore.” 

A montagem do presépio, também tradicional em tempos de Natal, deve seguir a mesma linha da preparação da árvore de natal. “Aos poucos, pode-se começar a montar a gruta, colocar os animais e os pastores, mas a Virgem Maria, São José e o menino Jesus devem fazer parte do presépio apenas mais próximo da noite do Natal.” 

O presépio, enquanto “encenação”, foi uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas pela Virgem Maria e São José no nascimento de Jesus. A orientação para quem pretende seguir a tradição católica é não sofisticar os presépios com luzes e enfeites. 

“Costumamos dizer sempre também que é muito importante envolver as crianças na montagem dos presépios, e o ideal seria que eles fossem feitos nas próprias casas, pelas crianças, para que eles percebam o real sentido do natal.” 

Hora de desmontar 

Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina é 6 de janeiro, o Dia de Reis. “É nesse dia que três magos, pessoas sábias, encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações. Termina então o tempo de Natal, o tempo de expectativa, e começa o Tempo Comum para a Igreja.” 

Advento 

Um dos grandes símbolos do Natal para a Igreja é a coroa do Advento. Formada com ramos verdes e em formato de círculo, a coroa simboliza a unidade e a perfeição, sem começo e sem fim. “A coroa representa o nascimento do rei. Em cada um dos quatro domingos do advento uma vela é acesa. Com a proximidade do nascimento de Jesus, a luz se torna mais intensa, e é o Natal enquanto festa da luz que celebramos.”


Fonte: Pe. Carlos Gustavo Haas (Com adaptações).

Uma boa e santa Confissão

Exame de consciência. Devemos rezar ao Divino Espírito Santo para que Ele nos ilumine sobre nossos próprios pecados. Refletimos, procuramos nos lembrar de todos os pecados que cometemos desde a última Confissão. Podemos ter ofendido a Deus por pensamentos, por atos pecaminosos, por omissões no nosso dever.

Devemos nos lembrar do pecado, mas também do número de vezes que o cometemos e de alguma coisa que possa ter agravado ou diminuído a gravidade do pecado. Tudo isso devemos dizer ao Padre.

Quando já sabemos mais ou menos o que vamos dizer ao Padre, nos aproximamos do confessionário com respeito e recolhimento. Muitas crianças, e mesmo alguns adultos, não entendem bem que a Confissão é uma cerimônia religiosa, um rito, e não uma conversa com o Padre. Estamos ali diante de Deus.

Pedimos a benção ao Padre, dizemos quando foi nossa última Confissão, e dizemos todos os pecados, uma após o outro, com o número e algum detalhe importante, sem alongar muito os detalhes que nos levaram a cometer o pecado. Se for necessário algum detalhe a mais, o Padre perguntará. Não podemos esconder nenhum pecado grave, pois isso tornaria a Confissão inválida e estaríamos abusando da bondade de Deus. Muitas pessoas, por vergonha, escondem algum pecado. O Padre, que não pode adivinhar, dá a absolvição, mas Deus não perdoa uma alma mentirosa. Depois aquela pessoa vai para a Missa e ainda comunga, cometendo o pecado de sacrilégio. Tenhamos sempre sinceridade nas nossas confissões.

Quando terminamos de confessar, ouvimos os conselhos do Padre. Sempre aprendemos alguma coisa boa para nossa alma nesta hora. Prestemos muita atenção! E procuremos agir segundo estes conselhos, principalmente quando se trata de reparar algum mal causado aos outros, como pedir desculpas a alguém, devolver algo roubado, etc. O Padre, nesta hora, nos dará a penitência, que rezaremos assim que possível, de preferência logo após a Confissão, em união à Paixão de Nosso Senhor. Depois, ele nos manda rezar o Ato de Contrição. Enquanto rezamos, ele nos dá a absolvição e se despede.

«Que a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, os méritos da bem-aventurada Virgem Maria e de todos os Santos, e tudo o que tiverdes feito de bom e suportado de mal, vos seja aplicado para a remissão dos pecados, aumento das graças e para a recompensa da vida eterna. Amém.»Que Deus não permita que nos afastemos algum dia da prática da Confissão regular, meio seguro de alcançar a salvação eterna!