quarta-feira, 30 de novembro de 2011

#Doe Sangue, Doe Vida!


Existem três virtudes teologais, que são a fé, a esperança e a caridade. Chamam-se “teologais” porque têm o seu fundamento em Deus, referem-se imediatamente a Deus e são para nós o caminho pelo qual atingimos Deus diretamente. [305]
Essas virtudes são forças autênticas, concedidas sem dúvida por Deus, que o ser humano pode desenvolver e aperfeiçoar, com a graça de Deus, para obter «Vida em abundância» (Jo 10,10). [306]
Existem inúmeras ações através das quais podemos demonstrar e aperfeiçoar essas virtudes, entre elas a ação de doar sangue. Doar Sangue é um ato de amor ao próximo e a vida, que engloba essas três virtudes. Temos a necessidade de conscientizar o significado de tal gesto, qual sua importância e quais são os resultados.
A doação de sangue é um ato voluntário em que se permite a retirada do seu próprio sangue para beneficiar pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo. A carência deste gesto pode resultar em morte. O sangue tem um valor inestimável, e apenas um ser humano pode doar para o outro, não existe substituto para ele.
A doação de sangue, além de um gesto de solidariedade é uma demonstração de evolução espiritual. Não espere que alguém próximo a você precise de sua doação, faça-o sem interesse, pode ser que um dia seja você o necessitado. Todos nós podemos precisar de uma transfusão de sangue, pode ocorrer em qualquer família, a qualquer momento.
DOE PARA RECEBER, MAS NÃO APENAS PARA RECEBER.
Pratique este ato de fé e caridade!
“Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade.1cor 13,13”

Este artigo foi baseado nos itens 305 e 306 do YOUCAT -O Catecismo Jovem da Igreja Católica
Publicado originalmente em:http://catecismojovem.blogspot.com/

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Doe Sangue, Doe Vida!

YOUCAT CONQUISTA A JUVENTUDE

Em poucos meses YouCat já está nas mãos da juventude e é semente da nova evangelização

Recentemente, a evangelização da juventude ganhou novo impulso, quando do lançamento do YouCat, abreviação das palavras Youth (Jovem) e Cathecism (Catecismo), que foi popularmente chamado pela juventude de Catecismo Jovem.

O Catecismo Jovem traz ao longo de suas páginas, repletas de imagens, fotos e muita dinamicidade, a doutrina da Igreja Católica, com uma linguagem jovem e mais atraente. Segundo Cleiton Imamura, membro da equipe de redes sociais do Catecismo Jovem, o YouCat tem grandes méritos, sem deixar de lado a doutrina: “Ao conhecer este presente do Santo Padre, fiquei encantado com a qualidade gráfica e a estrutura dos temas abordados, que seguem a linha do Catecismo da Igreja Católica”.

Passaram poucos meses desde que o YouCat foi lançado e ele já conquistou a juventude, que tem se utilizado dele como fonte pessoal de aprendizado e para os grupos de jovens e movimentos eclesiais, como afirma a jovem Dayane Melo da paróquia Santa Terezinha, em Cumbica SP, que atua na Pastoral da Comunicação e Litúrgica: “O Catecismo Jovem tem sido uma fonte de enriquecimento pessoal e maior discernimento. Prático, com uma linguagem simples e iluminador”.

Além do livro lançado, o Catecismo Jovem já está nas redes sociais, como pediu o Papa Bento XVI no prefácio do YouCat: “Formai grupos de estudo nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet. Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé”. Através das redes sociais os jovens tem conhecido melhor este presente do Papa, estudado assuntos de relevância para a vida da Igreja e levantado sugestões de temas para ser utilizados nos encontros das paróquias de todo o Brasil.

Rita Cavalcante, da Paróquia Ressureição do Senhor, em Salvador BA, conheceu o YouCat através do twitter (@CatecismoJovem) e então comprou e apresentou aos quatro grupos de jovens de sua paróquia (foto). Desde então, o Catecismo Jovem vive no meio da juventude, fazendo parte dos encontros semanais. “A juventude é um período de muitas dúvidas! Com a ajuda do YouCat nossos jovens estão encontrando respostas acerca da própria fé e têm se aproximado cada vez mais da Igreja, pela qual são os responsáveis por construir”, afirmou Rita.

Já Mônica Clara da Paróquia São José, de Conselheiro Pena MG, acredita que o diferencial do blog do Catecismo Jovem (catecismojovem.blogspot.com) é a forma com que o conteúdo é apresentado. “Gosto muito do blog, pois os artigos são claros, simples e pequenos. Com os dias corridos que tenho como estudante, os textos pequenos conseguem trazer o assunto e evangelizam da mesma forma” contou a jovem mineira.

Como as redes sociais não conhecem limites, o facebook do Catecismo Jovem (www.facebook.com/catecismojovem) tem várias pessoas de outros países, como é o caso de Miguel Angel Carreon, integrante da Ordem Franciscana Secular, em Guadalajara no México. “Me encantaria ler o Catecismo Jovem”, afirma Miguel, que até o momento só tem acesso ao YouCat através do facebook do Catecismo Jovem do Brasil.

São muitas as experiências e os depoimentos da utilização do Catecismo Jovem em todo o Brasil, um presente que veio como semente da nova evangelização e já começa a dar frutos. São exemplos de que a Igreja é jovem, se preocupa com a juventude e tem buscado evangelizar também nos novos espaços, como a internet.

Para saber mais: http://catecismojovem.blogspot.com/

Maria é nosso modelo de como viver o Advento

O prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza, enviou uma Mensagem aos clérigos de todo o mundo por ocasião do Tempo do Advento, destacando a Maria como modelo para vivir este tempo litúrgico. Em sua mensagem para o advento, o purpurado afirma que "Cristo guarda incessantemente a sua Igreja e a cada um de nós! A Santíssima Mãe de Jesus e nossa é constantemente vigilante e nos guarda! A atitude de vigilância à qual o Senhor nos chama é aquela apaixonada observação do real, que nos conduz a duas direções fundamentais: a memória do nosso encontro com Cristo e do grande mistério de sermos Seus sacerdotes, e a abertura à 'categoria da possibilidade'". “De fato, a Virgem Maria “fazia memória”, ou seja, continuamente revivia no seu coração, o quanto Deus operou no seu ser e, na certeza desta realidade, vivia o ministério de ser Mãe do Altíssimo. O Coração Imaculado de Maria era constantemente disponível e aberto ao “possível”, a concretização da amorosa Vontade de Deus nas circunstâncias quotidianas e nas mais inesperadas. Também hoje, do Céu, a Virgem Maria guarda-nos na memória viva de Cristo e nos abre de par em par à possibilidade da divina Misericórdia”, afirmou também o Cardeal Piacenza. Falando aos sacerdotes, o prela disse: “Queridos irmãos, peçamos a Ela que nos dê um coração que seja capaz de reviver o Advento de Cristo na nossa própria vida, que seja capaz de contemplar o modo em que o Filho de Deus, no dia da nossa ordenação, de forma radical e definitiva, marcou toda a nossa existência, imergindo-a no Seu Coração sacerdotal, e como Ele nos renova quotidianamente, na Celebração Eucarística, transfiguração da nossa vida no Advento de Cristo pela humanidade”. “Enfim, peçamos um coração atento e capaz de reconhecer os sinais do Advento de Jesus na vida de cada homem e, de modo particular, na vida dos jovens a nós confiados: os sinais daquele especialíssimo Advento, que é a Vocação ao sacerdócio”, afirmou. “A Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes e Rainha dos Apóstolos, obtenha àqueles que lhe pedem humildemente, a paternidade sacerdotal necessária para acompanhar os jovens no alegre e entusiasmante seguimento de Cristo”, desejou o Cardeal Piacenza. “No “sim” da Anunciação somos encorajados à coerência com o “sim” da nossa ordenação. Na visita a Santa Isabel somos chamados a viver a intimidade divina para levar a presença aos demais e para traduzi-la num jubiloso serviço sem limites de tempo e de lugar. Ao contemplar a Santíssima Mãe que envolve em faixas o Menino Jesus, e O adora, aprendemos a tratar com inefável amor a Santíssima Eucaristia”. “Ao “guardar tudo no próprio coração”, aprendemos de Maria a dirigirmo-nos ao Único necessário”, conclui o arcebispo.

domingo, 27 de novembro de 2011

SUCESSO! Confira como foi a Festa dos anos 80 de nossa paróquia



www.flickr.com

Paróquia Santa Teresinha - Cumbica Festa dos anos 80 photosetParóquia Santa Teresinha - Cumbica Festa dos anos 80 photoset
No dia 26 de novembro foi realizado nosso baile dos anos 80. Quem viveu essa década relembrou gostosos momentos, quem não a conheceu teve a oportunidade de apreciar o melhor dela. Através da música, da dança e de imagens antigas vivemos um momento de alegria e comunhão, mostrando que é possível viver o mundo e no mundo de forma sadia e proveitosa.
Agradecemos a todos que colaboraram para que esta festa pudesse ser realizada.

sábado, 26 de novembro de 2011

CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO 2011

“Ele veio para curar nossos males.”

O QUE É A CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO?

Na festa de Cristo Rei, 27 de novembro de 2011, a Igreja no Brasil inicia a Campanha para a Evangelização.

Nesse contexto de profundas mudanças, que gera incerteza nas pessoas sobre como julgar a realidade e com ela interagir, temos uma notícia para nos animar: o Filho de Deus que nos serviu encarnando-se entre nós, venceu todos os males e reina em todo o universo. A Igreja, alicerçada em Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, sente-se impulsionada a testemunhar seus valores e, a contribuir para que eles se encarnem na vida das pessoas.

A Campanha para a Evangelização quer mobilizar os fiéis para a responsabilidade e a participação cada vez maiores na obra evangelizadora da Igreja no Brasil. Todos os batizados são chamados a cooperar, seja em atividades evangelizadoras da comunidade, seja na oração, seja pela oferta material.

PARTICIPE DA SOLIDARIEDADE NA EVANGELIZAÇÃO

O que quer dizer solidariedade na Evangelização? É preciso dispor-se a ser evangelizado. Quem está em processo de Evangelização se torna evangelizador. O encontro com o Verbo encarnado impulsiona a anunciar a outros a feliz experiência. A corresponsabilidade na obra evangelizadora deve suscitar nos batizados a percepção das necessidades na sustentação dessas atividades, levando-os à solidariedade através da contribuição para que a Igreja tenha recursos para evangelizar e manter seus organismos e pastorais nos níveis: paroquial, diocesano e nacional (CNBB e suas subsedes Regionais -17). A solidariedade de todos contribuirá para que a evangelização possa atingir as regiões mais desprovidas de recursos financeiros, como a Amazônia ou as periferias das grandes cidades.

A COLETA - As ofertas são contribuições espontâneas e devem ser realizadas como gratidão a Deus, a exemplo da entrega do dízimo. Elas têm uma finalidade específica e data determinada: para a manutenção das ações de evangelização da Igreja no Brasil, a ser realizada no terceiro domingo do Advento. Jesus revela nos Evangelhos que os bens materiais devem ser meios para a construção do Reino de Deus (cf. Lc 8,3). Este ensinamento foi assimilado na prática pelos Apóstolos. São Paulo organizou uma grande campanha de doações nas comunidades fundadas por ele em prol da comunidade de Jerusalém (cf. Rm 15,26). E, recomendava generosidade nas doações, pois Deus ama quem oferta com alegria (cf. 2Cor 9,7).

Desde o início, a obra de evangelização e o trabalho da Igreja contaram com o apoio espiritual e material de todos os batizados. Motivados pela fé recebida e pela gratidão a Deus, todos os membros da Igreja são chamados a colaborar, de várias formas, para que o dom do Evangelho também chegue a outras pessoas.

Além de vivenciar concretamente sua corresponsabilidade de batizado pelas obras de evangelização e do sustento de irmãos e irmãs empenhados nestas atividades, a sua participação o tornará mais disponível ao Senhor.

Esta será a destinação de sua coleta: 45% para a sua Diocese; 20% para as 17 Subsedes da CNBB; e 35% para a CNBB Nacional.

Em nossa Diocese, precisamos de recursos para manter o Secretariado de Pastoral, que procura atender às diversas necessidades das pastorais, entre elas a Pastoral da Criança, além de possibilitar a participação em cursos, palestras, retiros e diversos eventos pastorais.

Nosso Centro Diocesano de Pastoral “Padre João Roque Forgette!” (CDP – Bom Clima), que há 25 anos serve às nossas atividades, necessita de melhorias urgentes: instalação de um novo sistema de som e ventilação, acessibilidade, reforma das instalações sanitárias, pintura, entre outras. Melhorias estas que demandarão tempo e recursos. Vamos começar, com a graça de Deus e sua ajuda!

Deus lhe pague pela contribuição nesta importante coleta.

Entregue o envelope com sua oferta somente nas Igrejas. Ninguém está autorizado a recolher envelopes nas casas. Caso prefira, faça um depósito bancário em nome de:

MITRA DIOCESANA DE GUARULHOS

Banco Bradesco (237)

Agência 2718-9

Conta corrente: 25003-1

(matéria extraída do site oficial da CNBB: HYPERLINK “http://www.cnbb.org.br” www.cnbb.org.br)

Pesquisa e adaptação: P. Antonio Bosco da Silva

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O EVANGELHO DA VIDA NA PAUTA DA CONFERÊNCIA PARA A PASTORAL DA SAÚDE

Lançada a Conferência Internacional do Pontifício Conselho para Agentes da Saúde


Na manhã do dia 22, aconteceu na Sala João Paulo II da assessoria de imprensa da Santa Sé a coletiva de apresentação da 26ª Conferência Internacional do Pontifício Conselho para Agentes da Saúde, que ocorre de 24 a 26 de novembro, na Sala Nova do Sínodo, com o tema "A pastoral da saúde a serviço da vida e à luz do magistério do beato João Paulo II".

Também foram apresentados o primeiro Encontro dos Bispos encarregados dessa pastoral, que ocorre hoje na Sala São Pio X, e o concerto beneficente em prol da Fundação Bom Samaritano, neste dia 25, às 18 horas, na Sala Paulo VI.

Aos jornalistas, o presidente do dicastério organizador, Dom Zygmunt Zimowski, destacou o esforço do beato João Paulo II na pastoral da saúde e em favor dos doentes. Em 1985, ele instituiu a Comissão para os Agentes da Saúde e, em 1992, a Jornada Mundial dos Enfermos. Poucos meses antes de falecer, em setembro de 2004, ele criou também a Fundação Bom Samaritano.

Mas o maior legado de João Paulo II é o imenso testemunho do próprio caminho de sofrimento. Dom Zimowski, a este respeito, citou as palavras de Bento XVI no discurso à Cúria romana em 22 de dezembro de 2005. João Paulo II, “com palavras e obras, nos deu grandes coisas; mas não menos importante é a lição que ele deu mediante o sofrimento e o silêncio”. “Ele mostrou ao vivo o Redentor, a Redenção, e nos deu a certeza de que o mal não tem a última palavra no mundo”, continuou o papa.

“É das palavras do Santo Padre, Bento XVI, e do profundo sentimento de veneração, autenticamente filial, deste dicastério e dos agentes da saúde pelo papa Wojtyła, que nós tiramos a inspiração para esta 26ª Conferência Internacional”, explicou o presidente do dicastério organizador.

Para o bispo, a série de eventos, incluindo o concerto, “constitui um ato de dedicação, e uma nova ocasião para refletir e aprofundar na busca de um novo impulso intelectual e operativo em favor da vida humana, praticando o fecundo magistério e os ensinamentos de Karol Wojtyła”.

“Haverá relatos, depoimentos e experiências teológico-pastorais inspiradas no ensinamento do beato sobre o valor cristão do sofrimento e sobre o evangelho da vida, numa ótica interdisciplinar, para chegarmos aos matizes das disciplinas afins às temáticas do plano de trabalhos”.

Para maiores informações: http://www.zenit.org/article-29275?l=portugues

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mensagem de Dom Joaquim Justino Carreira

Dom Joaquim Justino Carreira

Queridos Padres,
Religiosos e Religiosas,
Querido Povo de Deus,
Autoridades civis e militares e
Todas as pessoas de Boa Vontade,
Pax Vobis!
A paz esteja convosco!
Os bispos, como sucessores dos apóstolos, junto com o Sumo Pontífice e sob a sua autoridade, com fé e esperança, aceitam o chamado de servir e presidir o Povo de Deus, conforme o coração de Cristo nosso salvador. A presidência é exercida, na caridade, em nome de Jesus Cristo o Bom Pastor e Mestre da verdade, amparada pelas orações e doação a todos os membros da comunidade e em comunhão com toda a Igreja. Os pastores da Igreja: os Bispos, Presbíteros e Diáconos, junto com todos os fiéis, em virtude do batismo, são chamados a serem discípulos missionários, dentro e fora do Povo de Deus. Neste tempo de mudança de época que estamos vivendo, quando as atitudes se destacam com relativismo e fundamentalismo, os cristãos são chamados a não desertar do mundo
que Deus lhes confia para evangelizar através de uma verdadeira conversão pessoal e pastoral, discernindo os sinais dos tempos.
Através da Iniciação Cristã, nos tornamos SACERDOTES, PROFETAS e REIS do Novo Povo de Deus, a Igreja, os cristãos. Alimentamos a vida cristã através da vivência diária da FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE. Mantemo-nos unidos a Deus e aos irmãos, por meio da prática da ORAÇÃO, do JEJUM e da ESMOLA. Sustentamos todos os estados da vida cristã – formação de uma família e ou a vida consagrada – pela observância da OBEDIÊNCIA, da CASTIDADE e da
POBREZA. A Igreja vive e mantém a sua fidelidade a Jesus Cristo e à sua missão evangelizadora destinada a todos, através da atuação, diária e constante, de sua tríplice missão: SANTIFICAR, ENSINAR E GOVERNAR o Povo de Deus.
Nomeado pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, no dia 23 de novembro de 2011, como 3º. Bispo Diocesano de Guarulhos, Estado de São Paulo. Coloco-me, humildemente a serviço da evangelização d e todos, nesta Igreja Particular, amparado na benção e na proteção da Imaculada Conceição, nossa Padroeira Diocesana.
Saúdo fraternalmente a Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, nosso querido Bispo Emérito, que continuará a servir ao Senhor em comunhão com a Diocese. Saúdo os Presbíteros chamados a ser, à imagem do Bom Pastor, homens de
misericórdia e compaixão, próximos do povo e provedores da santidade, do ensino e da caridade para com todos.
Saúdo os Religiosos, as Religiosas, os Consagrados e as Consagradas que são dons do Pai, por meio do Espírito Santo, servindo ao povo de Deus, com seus carismas e em comunhão com toda a Igreja. Saúdo os Seminaristas do propedêutico, da filosofia e da teologia desejoso de que não falte à Igreja, os pastores que ela necessita, para que a todos chegue a Boa Nova da salvação, o Perdão de Deus e a Eucaristia. Saúdo os Féis Leigos, discípulos missionários e missionárias de Jesus, Luz do Mundo. “Homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja” (DAp 209).Saúdo todas as autoridades constituídas do Município de Guarulhos: civis e militares, a quem presto respeito e disponibilidade para trabalhar em conjunto em vista do bem comum. Saúdo todas as Organizações, Conselhos, Pastorais, Movimentos Eclesiais e a todas as Forças Vivas da Diocese. Desejo conhecer e promover o amor e a unidade entre todos e colaborar, no que for necessário, para sermos a Igreja viva de Deus. Saúdo a todas as pessoas de Boa Vontade que se encontram na Diocese de Guarulhos e que lutam para que todos tenham vida e a tenham em plenitude.
Convido a todos a participar da Celebração da Posse a realizar-se no dia 22 de janeiro,
em horário e local a serem divulgados posteriormente.
Com elevada estima e as bênçãos de
+ Joaquim Justino Carreira
Bispo nomeado para a Diocese de Guarulhos.

Nomeado o novo bispo da diocese de Guarulhos

O papa Bento XVI aceitou na manhã desta quarta-feira, 23, a renúncia do bispo diocesano de Guarulhos (SP), dom Luiz Gonzaga Bergonzini, em razão de sua idade, 75 anos, conforme prevê o Cânon 401 do Código de Direito Canônico. Sucede dom Luiz Gonzaga, o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP), dom Joaquim Justino Carreira.

Dom Joaquim é natural de Santa Catarina da Serra, Leiria, Portugal. Nasceu no dia 24 de janeiro de 1950. Estudou Filosofia na Faculdade Anchieta, em São Paulo e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália (1973-1976). Foi ordenado sacerdote no dia 19 de março de 1977, em Jundiaí (SP). Sua nomeação episcopal aconteceu no dia 24 de março de 2005. Exercia a função de bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo desde maio do mesmo ano. Seu lema episcopal é “A paz esteja convosco” (Jo 20, 21).

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini trabalhou na diocese de Guarulhos durante 19 anos. Seu lema episcopal é “É necessário que Ele cresça”. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através de sua Assessoria de Imprensa parabeniza dom Luiz pelo trabalho prestado por tantos anos à frente da diocese de Guarulhos, ao mesmo tempo em que deseja bom trabalho ao novo bispo diocesano, dom Joaquim Justino Carreira.

Fonte: http://www.cnbb.org.br



terça-feira, 22 de novembro de 2011

Lançamento do texto-base da Campanha da Fraternidade 2012

As Campanhas da Fraternidade tem como objetivo principal despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. Elas ocorrem sempre no período da Quaresma, tendo como gesto concreto a coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos.

Em Guarulhos a campanha terá seu texto-base lançado na próxima sexta-feira, 25 de novembro, às 19h30min, na Câmara Municipal. Organizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, seu tema em 2012 é Fraternidade e saúde pública. O lema da campanha é um versículo do livro do Eclesiástico: Que a saúde se difunda sobre a terra! (Eclo 38,8).

O objetivo geral da Campanha em 2012 é promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população. Em Guarulhos, ela é coordenada por José Luiz de Almeida, que recebe apoio do Padre Antonio Carlos Frizzo e vários outros agentes deste serviço de pastoral.

Segundo o Padre Frizzo, as consciências e desejos se voltam para o SUS pelo fato da saúde pública ser um grande problema, “Temos a melhor proposta de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS), mas os nossos pobres nem sempre têm acesso, precisamos tomar consciência disso para que se possa ter uma atitude.” declarou.

A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. No ano de 2011 o tema foi “Fraternidade e Vida no Planeta”, e o lema foi um versículo da Epístola de São Paulo aos Romanos: A criação geme em dores de parto (RM 8,22).

Para esta solenidade estão sendo convidadas autoridades estaduais e municipais de saúde, o prefeito Sebastião Almeida, gestores e conselheiros de saúde, além de agentes desta Pastoral e outros envolvidos com a causa. A Câmara Municipal de Guarulhos fica localizada na Rua João Gonçalves, 598 – Centro de Guarulhos.

Pascom Santa Teresinha

domingo, 13 de novembro de 2011

Pastoral do Batismo conclui curso sobre a acolhida!

Aconteceu em quatro encontros de agosto a novembro, na capela São Paulo Apóstolo para os agentes da pastoral do Batismo o curso sobre a acolhida. A formação nasceu da necessidade urgente de se ter pastorais mais acolhedoras.

“Acolher é uma atitude de abertura de coração e alegria com a presença do outro, sabendo que quem acolhe um irmão ou uma irmã está acolhendo o próprio Cristo.”

A acolhida é o primeiro sinal da presença de Cristo e que a seu exemplo, possamos estar disponível no anúncio do evangelho, e sentir o chamado para acolher e evangelizar hoje, com novas formas, novos métodos, novo ardor missionário.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

1º Queima do Alho no Asilo São Vicente em Cumbica


Endereço: Rua Birigui, 261 - Cumbica
Fone: 2412-7113
Email: asilosaovicentedepaulo@ig.com.br

Valor: R$ 15,00
Convites a venda! 
Garanta o seu!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

D. Luiz Gonzaga Bergonzini recebe Prêmio Internacional

D. Luiz Gonzaga Bergonzini recebe prêmio internacional na capital paulista




O bispo de Guarulhos, D. Luiz Gonzaga Bergonzini, recebeu na última quinta-feira (3) o Prêmio Cardeal Von Galen, dado pela Human Life International, durante o 2º Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida, em São Paulo.
O prêmio foi conferido ao bispo por seu trabalho na luta contra o aborto.
“Sou agradecido por essa homenagem e por perceber que o trabalho que a gente fez não foi em vão”, afirmou Bergonzini.
O bispo agradeceu também o tratamento que recebe em Guarulhos, principalmente nas periferias, “onde sou sempre muito bem recebido”.
Protagonista de episódio polêmico, quando pediu para que católicos não votassem na atual presidente Dilma Rousseff no ano passado, Bergonzini reconhece o avanço da discussão sobre o tema no País e disse que iniciou o movimento pró-vida nacional.
“Começou em Guarulhos, mas meu trabalho ganhou espaço e chegou a muitos países da Europa, como Itália, Portugal, e também nos Estados Unidos”.
Além disso, o bispo destacou que está satisfeito com seu trabalho à frente da diocese guarulhense que deve ser concluído em breve, quando Bergonzini completar 75 anos.
Junto com o prêmio, D. Luiz Gonzaga Bergonzini recebeu uma doação de mil dólares (cerca de R$ 1,7 mil), para ajudar seu trabalho pastoral.
O último brasileiro a receber a homenagem foi o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, em 2009.



Entidade combate a prática do aborto em mais de 100 países



A Human Life International – ou Vida Humana Internacional, nome oficial em português, ou Pró-Vida – é considerada a mais importante organização católica do mundo dedicada especialmente ao combate ao aborto.
A Pró-Vida adota uma atitude militante em apoio aos grupos antiabortistas e critica os países que apoiam legislações nacionais consideradas simpáticas ou condescendentes com o aborto. Sua missão é claramente definida: “criar uma eficaz oposição à cultura da morte em todo o mundo”.
Mas suas atividades não se limitam ao combate ao aborto. Seus filiados promovem eventos e grupos de apoio a gestantes, programas de planejamento familiar “natural” (isto é, sem anticoncepcionais) e debates sobre “os perigos da educação sexual secular.”
A entidade tem sede na cidade de Front Royal, na Virgínia, Estados Unidos, e está presente em mais de 100 países. Seu presidente é o padre católico americano Shenan Boquet.
A HLI atua fortemente no Brasil. O coordenador regional da entidade para países de língua portuguesa é um brasileiro, o católico leigo Raymond de Souza, que hoje mora com a família nos Estados Unidos.
A HLI é a promotora do 2º Congresso Internacional pela Verdade e a Vida, que começou na quinta-feira e termina neste domingo (5/6) no Mosteiro de São Bento, centro de São Paulo.
Neste evento, debatedores do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Equador e Bolívia tratam de temas como “ameaças à cultura da vida na América Latina” e “declínio demográfico e “decadência moral da sociedade”, e apresentam informes sobre “as inúmeras pressões exercidas contra a dignidade da pessoa humana”.



“Leão de Münster” lutou contra o regime nazista de Adolf Hitler



O Prêmio Von Galen, concedido na última quinta-feira (3) ao bispo d. Luiz Gonzaga Bergonzini, é uma homenagem a uma importante figura da igreja católica alemã da primeira metade do século 20, o cardeal Clemens August Von Galen (1878-1946).
Von Galen foi bispo da cidade alemã de Münster, de 1933 a 1946.
Foi o primeiro cardeal consagrado na Alemanha sob o regime de Adolf Hitler, que subiu ao poder também em 1933.
Como bispo, se notabilizou pela vigorosa oposição ao regime nazista, que o perseguiu e, em outubro de 1943, chegou a bombardear a residência episcopal.
Von Galen fez da Diocese de Münster – cidade do estado da Renânia do Norte-Vestfália – uma espécie cidadela de combate a Hitler dentro do próprio território alemão.
Considerava a ideologia nacional-socialista uma modalidade de “neopaganismo” e atacava as políticas de Hitler em favor da eutanásia e do genocídio e o confisco dos bens da igreja alemã.
Seus sermões antinazistas e sua coragem ficaram famosos e lhe renderam o apelido de “Leão de Münster”






Fonte: Diário de Guarulhos

sábado, 5 de novembro de 2011

2ª Assembléia Diocesana da PasCom


ASSEMBLEIA DIOCESANA

DA PASTORAL DA

COMUNICAÇÃO

“A Comunicação na vida e na Missão da Igreja em Guarulhos”

A PASCOM DIOCESANA CONVIDA TODOS AGENTES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO A SE ENCONTRAREM EM ASSEMBLEIA PARA DISCUTIREM OS CAMINHOS PERCORRIDOS EM 2011E PROJETAR NOSSOS PLANOS DE 2012.

O EVENTO CONTARÁ COM A PRESENÇA

DA IRMÃ HELENA CORAZZA, JORNALISTA QUE

CONTARÁ AS EXPERIÊNCIAS DE

COMUNICAÇÃO NA IGREJA



12 de Novembro

das 15h às 17h30

Local: CDP Bom Clima